Prefeitura retoma ações de educação ambiental de maneira paulatina

Agência Aracaju de Notícias
22/01/2021 07h30
Início > Notícias > Prefeitura retoma ações de educação ambiental de maneira paulatina

Diante do cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus, as ações de educação ambiental da Prefeitura de Aracaju, realizadas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), foram, temporariamente, suspensas a partir de março de 2020. No entanto, este ano, de maneira paulatina, esse trabalho está sendo retomado, levando em consideração a reabertura das escolas e seguindo todos os protocolos de biossegurança contra a covid-19.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Alan Lemos, o Município sempre visualizou a educação ambiental como algo fundamental. Assim, com o início das atividades remotas pelas as escolas públicas da capital, locais onde realizava-se, majoritariamente, os trabalhos de conscientização ambiental, a Sema adequou estratégias para que as atividades de educativas pudessem chegar às crianças matriculadas nessas instituições.

“Produzimos alguns vídeos educativos que foram distribuídos na rede pública de ensino, de modo que as crianças pudessem absorver algumas atividades e continuar tendo a orientação de educação ambiental cotidianamente. Esse foi o lema durante a pandemia: não parar a atividade, mas adequá-las às condições de risco, que são inerentes. A educação ambiental é sempre uma ação que mobiliza as pessoas, que envolve crianças e ninguém quer correr riscos desnecessários neste momento em que se tem um risco maior”, explica o secretário.

Após a remontagem da maneira de disseminação do conteúdo, o secretário do Meio Ambiente ressalta que foi verificada a possibilidade de, paulatinamente, retomar as atividades de baixo risco, do ponto de vista sanitário.

Assim, destaca Alan, a proposta é iniciar a realização de pequenas atividades, sem provocar aglomerações, levando alunos a locais específicos, começando a atuar nas escolas que vão retornar suas atividades e em outros ambientes em que as pessoas estão frequentando.

Para tal, a equipe de educação ambiental básica deve mobilizar um grupo com cerca de cinco pessoas, que irá às escolas da redes públicas e particular, preparando atividades para que os alunos possam desenvolver também em suas residências.

“A ideia é preparar um conjunto de atividades que possam ser usadas tanto de forma presencial, como de forma remota, orientado pela nossa equipe. Ou seja, combinando com as escolas, teremos esse material disponível. A escola pode ou não usar, mas é a nossa função prover o material, já que teríamos mais condições de estar atuando diretamente nessa atividade finalística, de prover esses materiais. Nós vamos começar coordenando primeiro com a Semed e também faremos com as escolas privadas do Município”, informa Alan Lemos.

As ações serão desenvolvidas mediante todas as medidas de segurança contra o novo coronavírus, com a equipe devidamente protegida, utilizando os equipamentos de proteção individual, e havendo sempre o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde.