Mutirões de limpeza da Prefeitura auxiliam no combate ao Aedes

Serviços Urbanos
22/01/2021 15h10

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju desenvolve ações contínuas que visam, sobretudo, oferecer bem-estar à população e a conservação dos espaços públicos, em todos os 42 bairros e na zona de Expansão da capital. Neste sentido, entre as atividades que têm contribuído para esta meta estão os mutirões de limpeza geral promovidos periodicamente, os quais contam com a execução simultânea de diversas frentes de trabalho. 

Conforme a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, as intervenções integram serviços como a varrição em ruas e avenidas, recolhimento de resíduos descartados de forma inapropriada, capinação nos canteiros e meios-fios e a roçagem mecanizada em praças e demais áreas verdes. De acordo com o setor, a definição no número de equipes leva em conta a extensão de cada localidade e, durante os procedimentos, os agentes são orientados a observarem, também, possíveis criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

“Paralelamente a outras medidas asseguradas pela gestão, a prestação desse serviço almeja, também, o combate à dengue na capital, situação que, sem os devidos cuidados e sensibilidade de todos, pode se tornar uma epidemia como a que já estamos vivenciando com a covid-19. Então, como 90% do foco é nas residências, a Emsurb prossegue nesse trabalho, apoiando também os mutirões coordenados pela Secretaria Municipal da Saúde, todos os sábados, em bairros previamente selecionados, levando-se em conta o Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti (LIRAa),” explicou o presidente da empresa municipal, Luiz Roberto Dantas. 

Ainda segundo a Dirop, já foram ofertadas, este ano, atividades de limpeza geral em regiões como Pereira Lobo, loteamentos Santa Clara e São João (Aeroporto), Povoado Mosqueiro e demais localidades da zona de Expansão, entre outras. Nesta sexta-feira, 22, o cronograma engloba os bairros Novo Paraíso, Jabotiana, Farolândia, Aeroporto, Centro, Santo Antônio, América, Ponto Novo, 17 de Março, São José e 18 do Forte. 

“Desde a coleta domiciliar, passando pela limpeza em áreas de manguezais, terrenos públicos, logradouros, cada área de uso comum é fiscalizado e coordenado de forma setorial. Também é válido frisar que não somente para o enfrentamento ao mosquito da dengue e a prevenção de outras doenças, decorrentes do acúmulo de lixo, esses mutirões reduzem os impactos negativos na rede de drenagem do nosso município, evitando situações que envolvam a obstrução dos mesmos e a consequente retenção da água nas vias”, concluiu Luiz Roberto. 

Mutirão de Combate ao Aedes 
Neste sábado, dia 23, equipes da Prefeitura, entre agentes de limpeza da Emsurb, somam forças em mais um Mutirão de Combate ao Aedes aegypti na capital, desta vez no bairro Cidade Nova.
 
Com ponto de concentração em frente a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Quintiliano, a partir das 7h30, a empresa municipal participará através das tarefas de roçagem, capinação, varrição e coleta de resíduos em vias e áreas verdes. Já na segunda-feira (25), o caminhão do programa Cata Treco complementa o trabalho preventivo na região, recolhendo resíduos maiores, como pneus e mobílias.