Modernização tecnológica qualifica oferta de serviços da Secretaria da Educação de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
28/01/2021 04h00
Início > Notícias > Modernização tecnológica qualifica oferta de serviços da Secretaria da Educação de Aracaju

A era da informação tem modificado intensamente a maneira como os seres humanos interagem entre si e como transformam a realidade à sua volta, abrindo possibilidades e desafios completamente novos. Como forma de preparar as novas gerações para o futuro,  facilitar os processos burocráticos e colocar a tecnologia à serviço do bem-estar, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), tem investido de forma planejada na modernização da rede municipal de ensino.

Há quatro anos nenhuma escola municipal da capital tinha acesso à internet de qualidade, o controle sobre a infraestrutura logística das unidades era precário, com sistemas obsoletos e, além disso, o parque tecnológico estava defasado, com computadores, impressoras e scanners obsoletos.

Desde então, no entanto, com um trabalho árduo e um planejamento executado com dedicação, foi possível alterar de forma significativa este cenário.

“Nós fizemos entre 2017 e 2020 um alto investimento na educação, criando a matrícula online, que acabou com as filas e aumentou a dignidade dos aracajuanos durante esse processo; implantado o sistema de videomonitoramento em todas as 74 escolas, além de seis prédios administrativos e disponibilizando rede wifi em 66 dessas 74 unidades, até o momento. Hoje, nós temos também prédios totalmente conectados, por meio de internet banda larga. Assim, atualizamos a rede para que ela reflita as novas necessidades do mundo”, aponta a secretária da Educação Cecília Leite.  

No início desse processo de modernização, a Prefeitura firmou um termo de cooperação para uso da fibra óptica do Tribunal de Justiça de Sergipe, o que resultou em 113,5 km de fibra ótica instalada, interligando todos os 80 prédios da Semed, o que inclui todas as 74 unidades escolares. A medida foi fundamental em diversos aspectos, como permitir a execução das tarefas burocráticas com maior agilidade, devido à internet de alta velocidade.

Ainda em 2017, a Semed começou a montar, via termo de cooperação com a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a vigilância eletrônica em todas as unidades administrativas escolares, o que assegura uma efetiva segurança patrimonial, coibindo furtos e roubos que resultavam em prejuízos aos cofres públicos e situações de perigo à comunidade escolar.

Com a instalação de 2.698 câmeras, desde o início do videomonitoramento até dezembro de 2020, 143 crimes foram evitados e 22 pessoas foram detidas.

Em 2018, o processo de modernização avançou ainda mais, inclusive com a implementação da matrícula online, iniciativa que modernizou esse procedimento e possibilitou aos pais e responsáveis legais realizá-lo através da internet, seja pelo computador ou por aparelho celular, tornando-o mais cômodo e impedindo irregularidades.

Durante este período, iniciou-se o processo de atualização do parque tecnológico da Semed, com a estruturação dos processos licitatórios necessários para as aquisições de equipamentos.

As aquisições propriamente ditas começaram em 2019, de maneira que, desde então, foi possível disponibilizar aos profissionais e alunos 435 novos computadores, 223 impressoras e 127 scanner, 30 notebooks e 40 tablets, o que tem sido imprescindível tanto para viabilizar diversos procedimentos administrativos quanto garantir acesso ao mundo digital, com suas amplas possibilidades pedagógicas, durante as aulas.

Em 2020, apesar das dificuldades impostas pela pandemia do coronavírus, o processo teve continuidade, com a implantação de um sistema que conecta todas as unidades da Semed, via internet rápida, melhorando a gerência do tráfego de informações trocadas.

Além disso,  aprovou-se o uso da ferramenta “Google For Education”, o que permite acesso ilimitado em nuvem para qualquer servidor vinculado à Semed, e disponibilidade gratuita de ferramentas de apoio educacional, como Google Meet,  Classroom, Pear Deck, Jomboard.

A partir de ações planejadas, a Prefeitura segue investindo com foco no futuro, buscando adequar a rede municipal de ensino aos avanços tecnológicos, facilitando a rotina dos profissionais da educação e democratizando o acesso a um mundo quase ilimitado de conhecimento para os alunos, preparando-os, desta forma, para os desafios da vida concreta, diária, criando, com isso, subsídios para que eles aproveitem as diversas possibilidades que surgem com o contínuo desenvolvimento das ferramentas digitais.