A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, geri os 16 Cras (Centros de Referência da Assistência Social) da capital, unidades que são portas de entrada para pessoas em situação de vulnerabilidade e em situação de risco serem inseridas na rede de Proteção Social Básica (PSB) do Município. Atuar de forma preventiva é um dos papéis da PSB no Sistema Único da Assistência Social (Suas).
Sejam crianças, adolescentes, jovens, famílias e idosos em áreas que cobrem todos os 43 bairros da capital sergipana, os equipamentos sociais realizam serviços, programas, projetos e assistência social direcionados a pessoas em situação de pobreza, privação (ausência de renda) e/ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). Além disso, busca prevenir situações de risco por meio de desenvolvimento de potencialidades e promove o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
Para garantir atendimento e escuta qualificada às famílias assistidas, os Cras contam com equipes multidisciplinares, formadas por coordenadores, técnicos de referência (assistentes sociais e psicólogos), educadores sociais, oficineiros, recepcionistas, administrativo, Cadastro Único (CadÚnico) e profissionais de apoio.
De acordo com a coordenadora da PSB da Assistência Social de Aracaju, Carla Vanessa Dória, o Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) são os carros chefes entre os serviços ofertados na unidade.
“Temos esses dois serviços essenciais dentro da atuação dos Cras. Com o Paif, nossas equipes técnicas fazem os atendimentos e acompanhamentos às famílias e as demandas são identificadas a partir da escuta qualificada e busca ativa dentro dos territórios. Com o Serviço de Convivência, o atendimento ao usuário acontece por meio dos seus ciclos de vida, ou seja, criança, adolescente, adulto ou idoso, para que seja feita uma articulação com as vivências desses usuários no território e assim podermos, por meio das atividades socioeducativas, fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, disse a coordenadora.
Nos Cras, as famílias podem se inscrever no CadÚnico, ferramenta do governo federal que dá acesso a programas sociais como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, desde que se enquadrem no perfil de baixa renda. Esse trabalho é realizado em conjunto com as equipes da Coordenadoria de Políticas de Transferência de Renda e da Coordenadoria de Programas e Benefícios Socioassistenciais.
Pandemia
Com a suspensão das atividades coletivas do SCFV, equipes técnicas dos 16 Cras têm realizado entregas de kits e atividades socioeducativas aos usuários dos equipamentos de forma itinerante, com visitas domiciliares e presenciais, e com a participação em atividades remotas feitas com o auxílio da tecnologia.
Em relação ao Paif, as famílias estão sendo acompanhadas de formas presencial e remota, com o uso da tecnologia, em atendimentos individuais ou por meio de visitas domiciliares, quando necessário, seguindo os protocolos de higiene e segurança, considerando o momento atual da pandemia do novo coronavírus.
Onde encontrar
Para outras informações sobre os serviços ofertados, confira os endereços dos Cras de Aracaju, por bairro:
Cras Jardim Esperança: praça Pedro Diniz, S/N, Conj. Jardim Esperança. Tel: 3179-1438;
Farolândia, Zona de Expansão e Aeroporto
Cras Antônio Valença Rollemberg: avenida Cana 4, S/N, Bairro Farolândia. Tel: 3179-3067;
Coroa do Meio e Atalaia
Cras Benjamim Alves Carvalho: rua Josué de Carvalho Cunha, 900, bairro Coroa do Meio. Tel: 3179-3349;
Santa Maria
Cras Santa Maria: Avenida Principal, 2.577, Bairro Santa Maria. Tel: 3179- 3065| 3179-3069;
Ponto Novo, Jabotiana - Sol Nascente, Juscelino Kubitschek, Santa Lúcia e Aloque -, Suíssa, Grageru, Jardins, Salgado Filho, 13 de Julho, São José e Pereira Lobo
Cras Madre Tereza de Calcutá: rua B, S/N, no Largo da Aparecida, bairro Jabotiana. Tel.3179-1677;
Porto Dantas
Cras Porto Dantas: rua Maria das Dores, 119, bairro Porto Dantas. Tel: 3179-3472;
Cidade Nova
Cras Risoleta Neves: rua Nossa Senhora da Glória, 845, bairro Cidade Nova. Tel: 3179-3475;
17 de Março
Cras Maria Diná Menezes: praça Mariana Martins Moura Sousa, S/N, bairro 17 de Março;
Santo Antônio e Bairro Industrial
Cras Pedro Averan: rua Marcelino Procópio da Silva, S/N, bairro Industrial. Tel: 3179-3469;
Porto Dantas e Coqueiral
Cras Maria José Menezes Santos: rua Nossa Senhora Menina, 80, bairro Coqueiral. Tel: 3215-2718;
Soledade
Cras Carlos Hardman Cortês: avenida Carlos Marques, S/N, bairro Soledade. Tel: 3179-2819.
Santos Dumont - Almirante Tamandaré - e Bugio
Cras João de Oliveira Sobral: rua Senhor do Bomfim, S/N, bairro Santos Dumont. Tel: 3179-2817;
Jardim Centenário – Matadouro-, Olaria – Veneza e São Carlos- e Capucho
Cras Terezinha Meira: rua João Ferreira Lima, 125, bairro Veneza. Tel: 3179-3239;
Lamarão
Cras Dr. Carlos Fernandes de Melo: avenida Paulo Figueiredo, S/N, bairro Lamarão. Tel: 3179-2818;
José Conrado de Araújo, Siqueira Campos, Cirurgia, Getúlio Vargas e Centro
Cras Professor Gonçalo Rollemberg Leite: rua Alagoas, 2.051, bairro José Conrado de Araújo. Tel: 3179-2242;
;América e Novo Paraíso
Cras Enedina Bomfim: rua D, 76, Conjunto Maria do Carmo I, bairro América. Tel: 3179-1679.