Aracajuanos aprovam construção do novo Terminal de Integração do Mercado

Agência Aracaju de Notícias
29/01/2021 04h00
Início > Noticias > 89038

Investindo para melhorar a mobilidade urbana na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju está construindo, na área dos mercados centrais, um novo terminal de integração do sistema de transporte público coletivo. A obra, que integra o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, está 41% concluída, e tem gerado expectativas de mais conforto e segurança entre os usuários do sistema.

O projeto, que contempla a construção de cinco plataformas de embarque e desembarque, guichês e catracas de acesso e saída, banheiros com acessibilidade, além de bicicletário e estacionamento, está sendo executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a partir um investimento de cerca de R$10,5 milhões, e tem prazo de conclusão previsto para junho deste ano.

Além de substituir o existente, o novo terminal funcionará como um centro unificador de todas as linhas de ônibus que fazem o trajeto das zonas Norte e Oeste para a zona Sul. Em sua estrutura, contará com pavimentação asfáltica que chegará a uma área de mais de 13 mil metros quadrados nas áreas interna e externa, calçadas em concreto com mais de mil metros quadrados e um telhado metálico com fechamento lateral, com oito mil metros quadrados de proteção metálica horizontal e vertical.

A melhoria do serviço de transporte já é esperada pela vendedora Verônica dos Santos, que trabalha no Terminal do Mercado há nove anos, sendo, segundo ela, uma das primeiras comerciantes do local. De acordo com Verônica, o novo terminal poderá proporcionar mais segurança. “Vai ser melhor para todos, tanto para os funcionários, quanto para os usuários. Uma outra estrutura, eu acho que vai ter mais segurança”, disse a comerciante.

Quem também aprova a construção do terminal é Jane Neide Rodrigues, que comercializa lanches na região. Para ela, a amplitude do espaço contribuirá para seu trabalho e, além disso, trará conforto para os usuários. “Eu acho que vai ser melhor para a população e também para os vendedores.É maior, vai ter mais espaço e vai ter mais conforto e segurança. É isso que eu vejo pela estrutura dele”, afirma.

Usuária frequente do transporte público, principalmente na região do terminal do Mercado, Joyce da Silva, que passa pelo local diariamente para ir trabalhar, também destacou que se sentirá mais segura com a nova estrutura. “Estou sempre passando pelo terminal para ir embora, pegar ônibus para ir ao trabalho. Esse daqui já está antigo, não tem a mesma estrutura de antes. Acredito que vou me sentir mais segura”, conta a usuária.

Além de trabalhar como motorista, José Santos frequenta o terminal do Mercado há cerca de dez anos. Elogiando a obra, o condutor ressalta que ela acompanha a série de melhorias que vêm sendo feitas em Aracaju. “Se é para melhorar, está de parabéns, porque esse que tem já precisava de manutenção. Como a cidade está evoluindo, é um negócio que está acompanhando a cidade, uma melhoria para o setor de transporte, para as pessoas que pegam ônibus terem mais comodidade, mais conforto”, pontua José.