Prefeitura apresenta Plano de Imunização ao Conselho Municipal de Saúde

Saúde
28/01/2021 12h50

Em reunião na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta quinta-feira, 28, o secretário adjunto da Saúde de Aracaju, Carlos Noronha, acompanhado da diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, apresentou aos representantes da Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o Plano Municipal de Imunização contra a covid-19. 

Por se tratar de um órgão de controle social ligado ao Município por meio da SMS, o Conselho Municipal de Saúde representa os diversos segmentos da sociedade. Assim como tem feito com outros órgãos e entidades, a SMS incluiu o Conselho nessa dinâmica de apresentação do Plano de Vacinação. 

“O Conselho não poderia ficar de fora, porque além de ser um grande parceiro da Secretaria Municipal da Saúde, através dele fazemos as articulações. Passamos para a Mesa Diretora, não fizemos uma reunião ordinária do Conselho, justamente para que eles tomassem conhecimento, repassassem aos segmentos, principalmente de trabalhadores e de usuários, toda essa parte do que Aracaju preparou como Plano de Vacinação”, considerou o secretário adjunto da SMS e conselheiro gestor, Carlos Noronha. 

Acompanhada do presidente do CMS, Augusto Couto, e do conselheiro Dioclécio Fonseca, a secretária da Mesa Diretora do CMS, Nubia Santana, elogiou a iniciativa e a forma planejada com que o Município tem trabalhado com a chegada das primeiras doses de vacina contra a covid-19. Ela reconhece que todos os segmentos da população estão ansiosos pela imunização, mas reforça a confiança no trabalho da Prefeitura, por meio da SMS. 

“Vemos que o município de Aracaju está muito organizado, e ficamos felizes com o respeito da SMS para com os aracajuanos. Aracaju está avançando, em menos de dez dias, a quantidade de pessoas que foram vacinadas e seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde. Isso nos dá uma segurança em estar conversando com as comunidades, passando as orientações, para que todos respeitem esse cronograma, pois no final, todos serão vacinados”, analisou.

A secretária do CMS destacou ainda a importância de se obedecer às fases e seus grupos prioritários. “Precisamos respeitar as prioridades, e a Secretaria está de parabéns por fazer o cronograma, apresentar ao Conselho e, para que a partir de hoje, nós sejamos multiplicadores nos conselhos locais também”, completou.