Prefeitura retoma aulas presenciais do polo da Academia da Cidade do conjunto Sol Nascente

Saúde
28/01/2021 14h00

Por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Prefeitura de Aracaju já retomou as aulas presenciais em 11 dos 24 polos do Programa Academia da Cidade (PAC). As atividades foram suspensas em março do ano passado em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que impôs numa série de restrições. 

Os primeiros polos retomados foram Augusto Franco, bairro América, Bairro Industrial, Zilda Arns, Luzia, Santa Maria, Santos Dumont, Maracaju, Centro de Criatividade, Bugio e agora o do conjunto Sol Nascente. De acordo com a área técnica do PAC, Aline Guimarães, foram priorizados os polos com espaços abertos e amplos, seguindo o protocolo de reabertura.
“Iniciamos a reabertura dos polos em dezembro, com o cadastramento, inscrições e orientações à comunidade sobre o retorno das atividades. Os usuários considerados como grupo de risco [idosos, hipertensos, diabéticos e imunossupressores] foram orientados a permanecer em casa”, explica.

Orientações
Para a realização das aulas é obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos antes e depois das atividades e distanciamento físico, respeitando a marcação definida nos locais das atividades. Segundo a professora do PAC, Lidiane Prado, a SMS forneceu um kit com equipamentos de proteção individual para os professores e estagiários contendo máscara de tecido, protetor facial e álcool a 70%.

“No começo, são caminhadas monitoradas e aulas práticas de baixa intensidade, com duração máxima de 40 minutos e cada turno oferta, no mínimo, duas aulas. Não são utilizados materiais de uso coletivo, como halteres e colchonetes”, orienta.

Dados e documentos
Desde a reabertura dos 11 polos,  511 inscrições foram registradas pela equipe, que conta com com 18 professores e oito estagiários. Os documentos para a inscrição no programa são: identidade, cartão do SUS, número do prontuário eletrônico e o resultado do teste RT-PCR de covid-19.

Alunos do PAC
Rotinas como a da moradora Sandra Luiza foram mudadas com o programa Academia da Cidade. “Eu cheguei querendo cuidar da minha saúde e acabei encontrando uma alegria imensa. Para mim, as pessoas ganham uma nova vida de tão bom que é. Tudo mudou, minha disposição, mobilidade, vontade de fazer as coisas”, afirma.

Outra aluna empolgada é Shirley Gomes Fontes, que tem apenas semanas no programa, mas já sente os efeitos positivos de praticar atividades físicas. “É um ânimo que dá. Quando comecei, foi meio que por obrigação porque o médico me disse que eu ficaria muito mais doente se não fizesse atividade física. Agora, é só alegria”, revela.

Aulas
Aqueles que não quiserem ou puderem frequentar os polos reabertos do PAC, continuam tendo acesso às lives no instagram da Saúde de Aracaju (@saudearacaju), sempre às 8h30, terças e quintas-feiras.