Prefeitura realiza estreia da versão itinerante do Curta-SE no bairro 17 de Março

Cultura
27/01/2021 23h00

Nesta quarta-feira, 27, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do bairro 17 de Março recebeu a primeira sessão itinerante do Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe (Curta-SE), um dos projetos premiados pelo edital Janelas para as Artes, concebido pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), cujo objetivo é levar sessões de cinema gratuitas a bairros da capital.

Na noite de abertura, foram exibidos os curtas "Calango Lengo: morte e vida sem ver água", premiado como melhor filme e melhor roteiro pelo Festival Latino Americano de Curta-Metragem (Curta Canoa); o curta “Pajerama”, de Leonardo Cadaval, premiado como Melhor Curta de Animação – Festival de Curtas de Sergipe – Cine SE; e os curtas sergipanos “Derredor”, de André Aragão, premiado em festivais e mostras em Aracaju e Brasília; e “Meia Noite”, de Samuel Blá, também premiado em festivais sergipanos.

De acordo com a coordenadora do Curta-SE, Deyse Rocha, os filmes não seguem uma programação pré-agendada: a escolha acontece conforme o público presente. “Nós selecionamos uma playlist com filmes diversos e para todas as idades. Esperamos o público chegar e vamos sentindo a presença de cada um. A partir disso, escolhemos o curta que vai ser exibido”, explicou Deyse.

Outras sessões do Curta-SE vão acontecer nesta quinta, 28, e sexta, 29, sempre às 18h. Na quinta, os moradores do bairro Olaria vão poder acompanhar a sessão de cinema do Curta-SE, no CEU da localidade. E, para encerrar a programação no dia 29, o projeto itinerante vai realizar uma sessão de cinema na praça de eventos do Mercado Vereador Milton Santos, no conjunto Augusto Franco.

Para evitar a propagação do novo coronavírus, a organização do evento assegura o cumprimento dos protocolos de biossegurança contra a covid-19, como a disponibilização de álcool em gel e o distanciamento entre os assentos.