Prefeitura fiscaliza escola particular no cumprimento de normas sanitárias

Saúde
28/01/2021 17h25

Nesta quinta-feira, 28, a Rede de Vigilância Sanitária e Ambiental (Revisa) da Secretaria Municipal da Saúde, verificou mais uma suspeita de infecção pelo novo coronavírus em uma escola particular, após um aluno apresentar da instituição apresentar sintomas da covid-19 e os pais de outro aluno terem positivados para covid-19.

De acordo com a gerente de Serviços de Interesse à Saúde da Revisa, Andreza Messias Imidio, a equipe foi acionada para averiguar a informação de que três turmas tiveram as aulas presenciais suspensas por suspeitas de covid-19. Com a retomada das aulas, a Saúde de Aracaju já fiscalizou mais de 60 unidades de ensino em toda a cidade.

“Nós estivemos na escola, conversamos com os funcionários e foi constatado que existe caso suspeito, de um aluno que foi afastado no mesmo dia. Hoje, a mãe de outro aluno de uma turma diferente, e o pai de mais um aluno, foram positivados para o coronavírus. A conduta que a escola adotou foi suspender as aulas presenciais das referidas turmas e comunicar os pais do ocorrido, orientando a levar o filho para consulta médica e a realização do exame da covid-19”, explica.

Inspeção
Ainda segundo Andreza, a equipe verificou o cumprimento das medidas sanitárias, de distanciamento social, higienização das mãos, dos ambientes, a presença do tapete sanitizante. "Ficou constatado que a escola segue e realiza as ações conforme os decretos previstos para enfrentamento e prevenção da covid-19”, relata a coordenadora. 

Com relação ao uso de máscaras, as pessoas da comunidade escolar estavam utilizando máscaras e os funcionários, equipamentos de proteção individual, além do que prevê os protocolos sanitários.
 
“Vale destacar que todas as medidas sanitárias estão sendo realizadas, como o distanciamento na sala de aula, entre os alunos e professores, um distanciamento de no mínimo 1,5m com higienização constante de carteiras, corrimão de escadas e todos os artigos de uso coletivo. A higienização dos equipamentos está sendo feita com álcool 70% ou outra substância sanitizante. E que nenhuma irregularidade foi encontrada”, reforça a gerente.
 
Para o auxiliar administrativo que acompanhou a fiscalização, Roberto Ávila, essa fiscalização da Vigilância Sanitária foi muito importante. “Nós estamos seguindo o protocolo que foi estipulado. É bom ressaltar que apenas as aulas das três turmas foram suspensas. A escola segue funcionando normalmente com as aulas presenciais e seguindo todos os demais protocolos de segurança. Caso o aluno teste positivo para à doença, cumprirá o período de isolamento”, afirma.