Uma ferramenta viável para a administração pública, que funciona em ambiente virtual e tem se mostrado eficiente e célere, além de segura, principalmente, em tempos de pandemia. Assim pode ser definida a modalidade licitatória para aquisição de bens e serviços, o pregão eletrônico, bastante utilizada pela Prefeitura de Aracaju e que, somente em 2020, gerou uma economia de R$61 milhões.
Para compartilhar conhecimento e orientar servidores de outras pastas do Executivo Municipal, a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), por intermédio da Central de Compras e Licitações (CCL), orientou nesta terça-feira, 2, membros da Comissão de Licitação e do Apoio Técnico de Engenharia da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), sobre como utilizar a ferramenta virtual.
De acordo com a coordenadora da CCL, Karina Calasans, uma das funções do setor é o treinamento de servidores que atuam com processos licitatórios. "O contato permanente com os demais órgãos vai além da troca de experiência, pois tende a melhorar cada vez mais o processo de compra, a partir do momento em que amadurecemos nosso conhecimento em questões como regramentos legais, cujas mudanças são constantes", explicou.
Já a presidenta da Comissão Permanente de Licitação da Emsurb, Emile Cartaxo, destacou a importância da contribuição da Seplog e comemorou o resultado. "A Secretaria do Planejamento, através da equipe da CCL, tem uma participação muito importante nos auxiliando com servidores competentes e prestativos, já que eles têm experiência no assunto", disse.
Emile também pontuou que o pregão na modalidade eletrônica, além de proporcionar agilidade na execução de processos, também cumpre o que preconiza a legislação. Além disso, ela definiu como "um marco para a Emsurb, quando realiza o primeiro pregão nessa modalidade pelo sistema de licitações, voltado para a manutenção predial e pequenas reformas na sede e nos prédios geridos por esta Empresa de Serviços Urbanos".
Projeto Imersão do Conhecimento
Com a ação realizada na Emsurb, a Seplog inicia uma série de eventos nas diversas pastas da administração municipal. O secretário Augusto Fábio Oliveira explica que a intenção é expandir para outros setores que atuam com licitação e compras públicas, além das áreas de orçamento e setor pessoal, principalmente relacionado à folha de pagamento. "O nosso objetivo é realizar treinamentos para capacitar os servidores dessas áreas, o que resultará em aumento de resolutividade e redução de riscos nas operacionalizações".
O gestor da Seplog também afirmou que a proposta é disseminar boas práticas com treinamentos sobre os sistemas de gestão de processos de trabalho, os quais serão realizados com 90%, de forma prática e 10% no formato teórico.