Para garantir atendimento digno aos aracajuanos na Rede de Saúde do Município e proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está executando uma série de obras de revitalização, adequação e ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Centro de Especialidade Odontológica (CEO).
As reformas são feitas quando se constata uma situação mais vulnerável. No entanto, os casos mais comuns estão ligados à necessidade de revitalizações, ou seja, manutenções corretivas crítica, preventivas, como revisões das instalações elétricas e hidrossanitárias, e adequações que variam de acordo com as especificidades de cada unidade.
De acordo com a coordenadora de Infraestrutura da SMS (Coinfra), a engenheira Carla Christine Santos, na UBS Augusto César Leite (bairro Aeroporto) está com a revitalização 98% concluída.
"Nesta unidade, conseguimos resolver a questão do fluxo de esterilização, de iluminação, de cupim no telhado e a recepção está com um novo formato e até a próxima sexta-feira, concluiremos a parte do telhado, até porque está chegando um período preocupante de chuva. A questão da pandemia dificultou bastante o andamento da revitalização por conta da falta dos insumos necessários para as reformas. Fizemos adequações na parte elétrica, ampliamos a quantidade de consultórios, individualizamos os consultórios odontológicos, fechamos um ambiente para implantar uma sala de reunião. Além disso, toda unidade será climatizada”, explica.
Já na UBS Ávila Nabuco (bairro Luzia), a obra de revitalização foi iniciada, pela Secretaria da Saúde, em outubro do ano passado, com a individualização dos consultórios odontológicos, ampliação da sala de vacina e colocação de um banheiro adaptado mais próximo da sala de espera.
“Vamos fazer o fechamento com vidro temperado da recepção e ajustaremos a sala de curativos conforme as normas vigentes. As esquadrias, que eram todas de madeira com portas que foram adaptadas para janelas, serão substituídas por esquadrias de alumínio, dando uma maior beleza, segurança e conforto para a comunidade e servidores”, enfatiza.
UBS Niceu Dantas
A UBS Niceu Dantas, localizada no povoado Mosqueiro, Zona de Expansão, terá um novo prédio sede, totalmente remodelado. Para isso, a Prefeitura de Aracaju iniciou, no dia 15 de dezembro, a obra de construção da nova unidade, que possibilitará a ampliação da oferta dos serviços de Saúde na região. A unidade terá uma área total de 322,06 m² e a execução do projeto é resultado de um investimento de R$700 mil.
“O primeiro pavimento será dividido em salas de curativo, imunização, observação, farmácia, banheiros, almoxarifado e plataforma elevatória para acessar o pavimento superior. Também será implantado estacionamento de motocicleta e estacionamento para veículos com vaga para quatro carros. Já o segundo pavimento terá dois consultórios, salas de esterilização, curativo, odontologia, administração, banheiros e área de expurgo. O prédio será erguido obedecendo às legislações vigentes, tanto de acessibilidade NBR 9050/2020, quanto da norma para os estabelecimentos de saúde - PRT 340/2013 e RDC 50/2002”, afirma Carla.
Adequação do imóvel do CEO
O Centro de Especialidade Odontológica (CEO) foi desativado, temporariamente, no Centro de Especialidade Médica (Cemar) do Augusto Franco, para utilização do espaço nas ações de enfrentamento da pandemia de covid-19.
Entretanto, a Secretaria da Saúde de Aracaju verificou um imóvel próximo de onde era o atendimento, no conjunto Augusto Franco, para ser exclusivo da odontologia, o qual já está sendo adaptado para receber oito cadeiras odontológicas, um abrigo de resíduos e banheiros com acessibilidade. A previsão para o término das reformas é de 45 dias, ou seja, até março o espaço deverá estar disponível para o atendimento à população.