Prefeitura discute assuntos pertinentes ao SUS junto ao Colegiado Interfederativo Regional

Saúde
03/02/2021 14h08
Início > Notícias > Prefeitura discute assuntos pertinentes ao SUS junto ao Colegiado Interfederativo Regional

Para apresentar, deliberar e pactuar assuntos pertinentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) da Regional de Aracaju foi realizada a primeira reunião do ano do Colegiado Interfederativo Regional (CIR), nesta quarta-feira, 03, no  Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), no bairro Siqueira Campos.

A Regional de Aracaju é formada, além da capital, por Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Laranjeiras, Riachuelo, Itaporanga D’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima. Juntos, esses municípios debatem ações articuladas para a melhoria da saúde pública.

“Cada vez mais, precisamos fortalecer esse espaço porque aqui é o local legítimo para os gestores discutir ações, serviços e benefícios para os usuários do SUS desses municípios”, enfatiza o secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carlos Noronha.

Acolhimento
Segundo a secretária executiva do Colegiado Interfederativo Estadual, Áurea Torres, a reunião do CIR é prioridade quando o assunto é o fortalecimento do SUS. 

“Discutimos e avaliamos como trabalhar em conjunto a regionalização, visando sempre a atender todos os usuários. Hoje foi uma pauta de acolhimento da chegada dos novos secretários da Saúde de alguns municípios. Esclarecemos o que é este espaço, sua importância e o fluxo para cada novo gestor, mostrando que tudo no SUS tem uma lógica de ser, porque existe uma legislação que precisa ser conhecida e aprimorada no dia a dia”, esclarece.

A gerente de Apoio Institucional, Monitoramento e Avaliação da Secretaria do Estado da Saúde de Sergipe (SES) Fernanda Aragão, considerou o encontro bastante produtivo.

“Trouxemos aos gestores municipais o apoio constitucional que é realizado pela SES, com a discussão de indicadores e avaliação de desempenho dos municípios, para que juntos possamos construir um plano de ação e estratégia, apoiando o município para que eles consigam executar os processos de trabalho mais resolutivos. Nós discutimos e reconectamos a função deste espaço para movimentar e fortalecer secretários e gestores de políticas públicas que somos”, afirmou.