Com o desafio de inovar, a construção do Planejamento Estratégico 2021-2024, que vai reger as ações da Prefeitura de Aracaju, teve continuidade, nesta quarta-feira, 3. No último dia 15, o prefeito Edvaldo Nogueira teve a primeira reunião com o secretariado para iniciar a elaboração dos mecanismos de planejamento, monitoramento e controle para o êxito do governo pelos próximos quatro anos. Durante todo o dia de hoje, de maneira integrada, as pastas que compõem a administração municipal tiveram o encontro para discutir os pontos do primeiro dos três eixos do plano.
“Iniciamos mais uma etapa da elaboração do Planejamento Estratégico da nossa gestão. Discutimos o primeiro eixo do nosso plano, que é o desenvolvimento humano e social, temática que ganha ainda mais importância dada a realidade que vivemos, com a pandemia do coronavírus. Neste sentido, teremos que encontrar novas soluções para lidar com as dificuldades que os aracajuanos têm enfrentado”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira, que realizou a abertura das oficinas do Planejamento Estratégico.
Edvaldo ressaltou que o trabalho coletivo é a marca essencial do sucesso do Planejamento Estratégico. “O que nos une é a vontade de fazer o melhor para Aracaju, transformar a vida das pessoas e resolver os problemas da cidade, por isso é tão importante que todos possam dar sua colaboração e suas ideias”, afirmou.
Foi na perspectiva da integração, com foco no aprimoramento das ações que já deram resultado na gestão, vislumbrando a inovação, que a oficina foi desenvolvida.
A vice-prefeita Katarina Feitoza atuará diretamente no acompanhamento de todo o processo de formulação do Planejamento Estratégico. Para ela, é fundamental a união de esforços, no sentido de tornar a gestão ainda mais coesa e que possa atender, de fato, as necessidades da população.
“Essa primeira fase da elaboração do Planejamento porque ela é muito participativa, todos nós pensando juntos no melhor para Aracaju. Esse momento é, justamente, para pensarmos, de forma efetiva, no que vamos fazer e, em seguida, partiremos para o como executar. Estou muito satisfeita e estimulada a contribuir da melhor forma”, ressaltou Katarina.
O novo Planejamento Estratégico terá como premissas três eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Urbano Sustentável, Inovação e Excelência da Gestão. A elaboração do plano se dará em várias etapas, cujo início se deu com a apresentação do novo modelo e se estenderá até a última semana de março. Neste período, serão realizadas reuniões temáticas e seminários. Cada fase do processo passará pela validação do prefeito. O novo Planejamento Estratégico terá, ainda, um modelo de monitoramento em tempo real e através de relatórios semanais e mensais.
O coordenador geral do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, Julio Filgueira, esclareceu como se dará a cronologia da formulação do novo plano.
“Essa é a primeira das três oficinas que iremos desenvolver. Cada oficina abordará um eixo do Planejamento. Hoje, nós estamos discutindo na perspectiva do eixo 1, Desenvolvimento Humano e Social, quais os objetivos da gestão. São aqueles resultados que a gente espera alcançar em quatro anos de trabalho. Tudo está sendo organizado de maneira integrada e não seria diferente porque o prefeito Edvaldo, desde o processo de planejamento da gestão anterior, ele parte do princípio de ‘quem planeja quem executa’. Um planejamento bom, eficaz, é aquele que envolve as pessoas, que estas tenham conhecimento do que se pretende, tenham compromisso com aquilo que se pretende e se responsabilizem pela execução, e isso só poderia acontecer com um processo participativo, com ampla discussão, com, eu diria até, certa horizontalidade porque, numa oficina como essa, um secretário tem o mesmo peso que o servidor de carreira, que um cargo de confiança. O que o prefeito quer é que saia o melhor plano, direcionamento aos compromissos feitos junto à população e que seja exequível na gestão de Aracaju”, pontua Júlio.
O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, destacou o olhar diferenciado para o novo Planejamento.
“Neste ano, o Planejamento Estratégico está passando por uma evolução com relação ao realizado na gestão passada. A experiência acumulada permitiu que a gente melhorasse a metodologia e, assim, pudéssemos construir um planejamento mais objetivo, mais sintético, onde a gente tivesse mais clareza em relação às entregas que a Prefeitura vai fazer para a sociedade”, ressalta Jeferson.
A mudança metodológica também foi salientada pelo secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida. “Essa mudança vai nos dar mais agilidade e compreensão das atividades que serão desenvolvidas para que possamos atingir o objetivo. Com o caminho traçado até aqui, é possível que o prefeito possa mensurar melhor a dimensão daquilo que está sendo traçado. Esse pensar coletivo é muito importante por complementar ideias, alternativas que agregam e conduzem à ampliação do nosso fazer”, considera Luís Fernando.
Participaram da reunião todos os secretários municipais e presidentes das empresas e fundações municipais, além de técnicos da Coordenação de Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju e assessores.