A secretária da Saúde, Waneska Barboza, representou a Prefeitura de Aracaju no Seminário de Acolhimento aos Gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), promovido pelo Colegiado de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosems/SE). O evento, iniciado nesta quinta-feira, 4, e segue até sexta, dia 5, no Quality Hotel, no bairro Coroa do Meio.
Anualmente, o Cosems/SE faz realiza um novo seminário para acolher os novos secretários municipais de Saúde. “Esse evento é importante, uma vez que existe uma rotatividade muito grande entre esses cargos. Então fazemos o seminário com temas nacionais para renovar os conhecimentos, como financiamento, judicialização, e como se comporta a Atenção”, explica o presidente do Cosems, Enock Ribeiro.
Para a secretária Waneska Barboza, este é um evento muito importante, interessante e oportuno. “É um acolhimento dos novos gestores municipais e que, obviamente, serve também para capacitar os gestores que já estão nas pastas”, avalia.
Fizeram parte da mesa de solenidade de abertura o presidente do Cosems, Enock Ribeiro; a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza; a secretária do estado da Saúde, Mércia Feitoza; o secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Jurandi Silva; e o superintendente do SEMS/MS, Dielson Tadeu Barreto.
Formulários online
A secretária da SMS aproveitou ainda o espaço para divulgar que Aracaju instituiu dois formulários: um de notificação das escolas e dos pais para a SMS, em casos suspeitos de covid-19, e o outro para registros de possíveis reações adversas à vacina, onde qualquer profissional de saúde que já foi vacinado na primeira fase e teve alguma reação, pode preencher, que será encaminhado à Vigilância para investigação. Os dois formulários estão publicados no site da Prefeitura”, destaca Waneska.
Na sexta-feira, dia 5, o Seminário terá sequência com mesa redonda, a qual será aberta com o tema “Judicialização na Saúde”. Em seguida, serão debatidos os temas “Financiamento do SUS”, “Ser gestor – desafios para o futuro do SUS”, “SUS – Nova gestão, velhos problemas” e “Sistema de Informação”.