Alimentação escolar: concluída primeira semana da 8ª etapa de distribuição dos kits

Educação
05/02/2021 17h30

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), concluiu, nesta sexta-feira, 5, a primeira semana da oitava etapa de entrega dos kits de alimentação escolar. A distribuição foi iniciada nos bairros Santa Maria e 17 de Março, na última terça-feira (2), e segue até o próxima quinta-feira, dia 11.

Durante toda esta semana, os alimentos foram distribuídos às famílias dos alunos das escolas localizadas nos bairros Santa Maria, 17 de Março, Aeroporto, Farolândia, Zona de Expansão, Bugio, Lamarão, Santos Dumont, Soledade, América, Capucho, Novo Paraíso, Olaria e São Carlos. 

A partir de segunda-feira, dia 8, será a vez dos bairros  18 do Forte, Cidade Nova, Japãozinho Palestina e Porto Dantas, Centro, Bairro Industrial, Jabotiana, Ponto Novo, Santo Antônio, Getúlio Vargas, José Conrado de Araújo, Siqueira Campos, Atalaia, Coroa do Meio, Inácio Barbosa, Luzia e São Conrado.

Ao todo, estão contemplados 32 mil alunos da rede municipal, incluindo jovens e adultos. Os kits são formados por alimentos que equivalem a um mês de merenda escolar e são entregues levando em conta cada indivíduo, ou seja, as famílias que têm mais de um estudante matriculado na rede recebem o número equivalente.

A secretária da Educação de Aracaju, Cecília Tavares, ressalta que os alimentos correspondem a uma refeição diária para os alunos do Ensino Fundamental e EJA, e a quatro refeições diárias para as crianças das creches. “A alimentação é uma das grandes aliadas para o aprendizado e o desenvolvimento. Sabemos que a merenda supre 25% da necessidade nutricional diária da criança, então o kit cumpre esse critério”, explica.

Pai de quatro filhos, sendo dois deles alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Doutor José Calumby Filho, no bairro 17 de Março, Edvaldo dos Santos, de 59 anos, afirma que os dois kits recebidos o ajudam bastante. “Crio meus filhos sozinho e vejo como uma bênção o cuidado que recebem através da escola. Cada alimento desse, com certeza, é muito importante neste momento em que se encontram em casa por causa desta pandemia”, conta Edvaldo.

Por medidas de segurança relacionadas à prevenção ao novo coronavírus, para fazer a retirada dos kits nas escolas é permitida a entrada de apenas um membro da família e mantida a obrigatoriedade do uso da máscara. Para outras informações, pais ou responsáveis podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Semed, pelos telefones (79) 3179-1538 e 3179-1574, ou também pelo WhatsApp, no 98106-2969.

Nesta sexta-feira, uma das escolas a distribuir os alimentos foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Henrique Teixeira Lott, no Bairro América. Para o diretor da unidade, Gilson Mariano, é um momento "feliz" participar dessa distribuição, "porque entendemos o quanto esses kits trazem um alento para as dificuldades que vieram com a pandemia".
 
"Aqui estamos entregando uma média de 182 kits, número de alunos matriculados em 2020. Tudo com muito cuidado em relação à pandemia, como a higienização das mãos, a organização para o distanciamento e o controle dos espaços de entrada e saída na escola”, diz o diretor da Emef.