Prefeitura inicia aplicação da segunda dose da vacina contra covid-19 em Aracaju

Saúde
08/02/2021 16h10
Início > Noticias > 89167

Paralelo ao trabalho de imunização da primeira dose da vacina contra a covid-19, ainda em execução, a Prefeitura de Aracaju iniciará, nesta terça-feira, dia 9, a aplicação da segunda dose da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotech. A campanha de vacinação, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já imunizou 11.013 profissionais de saúde e idosos institucionalizados, grupos prioritários dessa primeira fase da campanha de imunização. 

O início da vacinação da segunda dose, em Aracaju, considera o intervalo médio para aplicação entre as doses da CoronaVac, que é de duas a quatro semanas. A coordenadora do Programa Municipal de Imunização da SMS, Ana Paula Machado, explica que a aplicação da dose de reforço conta com uma logística diferente. 

“Completamos o intervalo de 21 dias da aplicação da primeira dose na terça-feira, dia 9. Dessa forma, durante esta semana, estamos iniciando o cronograma de aplicação da segunda dose dessa primeira fase. Para os profissionais de saúde, as doses serão aplicadas nos seus locais de trabalho, pela própria unidade hospitalar que irá buscar o quantitativo de doses solicitadas previamente junto à Rede de Frio. Já os idosos institucionalizados, as equipes de vacinadores da SMS retornarão aos lares de longa permanência para realizar a imunização”, detalha a coordenadora.

Os idosos residentes nos lares de longa permanência serão contemplados com a segunda dose nos dias 9 e 10, terça e quarta-feira. Em cada local atuará uma equipe composta por um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem. 

“Essa segunda dose é destinada àqueles que já iniciaram a imunização, recebendo a primeira dose, ou seja, nas listas enviadas pelos hospitais, unidades de saúde e lares de idosos deverão constar os nomes dos profissionais que já foram contemplados no início da imunização, para que o ciclo das duas doses seja finalizado. Cada unidade de saúde é responsável pela lista com a identificação de seus profissionais. É importante ressaltar também que, aquelas pessoas que receberam a vacina CoronaVac na primeira dose, também receberão a mesma vacina na segunda”, salientou Ana Paula Machado.

A lista de vacinados pode ser conferida aqui.