Saúde de Aracaju conquista primeiro lugar em programa de Inovação Aberta

Saúde
05/02/2021 19h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), conquista primeiro lugar em processo de seleção do programa de Inovação Aberta. A etapa final ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira, 5.

O processo de Seleção do programa de Inovação Aberta é realizado pela Coalizão Govtech pela Atenção Primária em Saúde (Coalizão), formada pela Artemisia, a Associação Umane, o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o Instituto Arapyaú. Além da Capital, também participaram da etapa as cidades de Caruaru (PE), Pelotas (RS), São Bernardo do Campo (SP) e Teresópolis (RJ).

“Artemísia é uma startup especializada em soluções inovadoras e essa parceria com o BID e com o Instituto Arapyaú é para solucionar problemas ligados à Atenção Primária em Saúde. Fizeram uma seleção com mais de 30 municípios no Brasil e Aracaju ganhou falando dos problemas identificados na Atenção Primária que teriam condições de receber possíveis intervenções tecnológicas que auxiliassem na busca pela solução”, explica a coordenadora da rede de Atenção Primária, Kamila Fialho.

Ainda de acordo com Kamila, os problemas apontados envolvem a comunicação em saúde, entre a Secretaria e gestores locais; a padronização de protocolos e fluxos da assistência; e o monitoramento dos indicadores epidemiológicos.

"A importância desse financiamento é que vamos implantar solução inteligente, inicialmente, em três Unidades Básicas de Saúde para verificar todo o fluxo de atendimento do paciente: do momento da recepção ao protocolo que os profissionais estão seguindo. O objetivo é reduzir o tempo de espera do paciente, ampliar o acesso da população, ter unidades de saúde mais resolutivas e qualificadas no seu atendimento e menos encaminhamentos para outros tipos de rede. É um grande avanço na Atenção Primária", disse, acrescentando que a perspectiva é ampliar o projeto para todas as 45 UBSs.

O programa de Inovação Aberta deverá permanecer por onze meses trabalhando com o Município de Aracaju.