Comissão alinha planejamento de licitações do Programa de Requalificação Urbana

Planejamento e Orçamento
09/02/2021 14h00

Para acompanhar os processos licitatórios relativos ao Programa de Requalificação Urbana "Construindo para o Futuro", financiado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), a Prefeitura de Aracaju dispõe da Comissão Especial de Licitações (CEL). Nesta terça-feira, 9, a equipe realizou uma reunião de alinhamento para o planejamento de 2021.

Composta por profissionais da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a comissão definiu os fluxos de trabalho para dar mais celeridade às licitações do projeto, ao qual são destinados 75 milhões de dólares (cerca de R$420 milhões) e que irá resultar em diversas obras para o desenvolvimento da cidade, resultado das ações para captação de recursos empreendidas pela gestão municipal.

De acordo com o secretário Augusto Fábio Oliveira, o planejamento da comissão vai eliminar possíveis riscos e otimizar o fluxo de trabalho. "A mesma expertise e empenho que tivemos no momento da captação de recursos acontece, também, na operacionalização do projeto. O somatório do conhecimento e experiência dos membros da comissão gera equilíbrio para executarmos um trabalho com segurança e eficiência, garantindo a entrega à sociedade de obras e serviços importantes", garante o titular da Seplog. 

Atualmente, cinco processos de licitação estão em andamento, incluindo a revitalização do cercamento do Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). Com o prosseguimento das etapas previstas no cronograma, os trâmites relativos às aquisições do Programa também têm avançado, como explica o presidente da Comissão, Paulo Max Varela.

"Dentro do Programa de Requalificação Urbana, existe o Plano de Aquisições, que é elaborado de forma técnica pela nossa equipe e validado pelo BID. Com essa aprovação, nós seguimos dando continuidade ao que foi estipulado para ser realizado ao longo do ano pela Comissão", explica Paulo.

Para a vice-presidente da Comissão, Maria Lucimar Silva Oliveira, a comunicação frequente entre os gestores da Seplog e Emurb e entre os membros da comissão tem sido fundamental. "A reunião foi muito produtiva para mantermos esse alinhamento, já que somos uma equipe intersetorial. Pudemos alinhar como serão feitos os próximos passos, o andamento e finalização dos projetos, que têm como objetivo final o benefício para a população", afirma.