Grupo Tático Operacional da Guarda Municipal comemora sete anos de criação

Guarda Municipal
10/02/2021 18h20

Criado pela Portaria N° 01, de 10 de fevereiro de 2014, o Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) completa sete anos de efetivos serviços prestados à população da capital. Desde sua criação, o grupamento especializado tem se destacado no cenário da segurança pública, tendo como fundamentos o controle emocional, a disciplina consciente, o espírito de corpo, a flexibilidade, a honestidade, a iniciativa, a lealdade, a liderança, a perseverança e a versatilidade, como preconiza seu regulamento.

"O GTO é um grupamento essencial, indispensável para o bom desenvolvimento de nossas atividades e a segurança na capital, principalmente quando necessitamos de ações planejadas para situações críticas, bem como nos grandes eventos do Município, tais como Forró Caju, Réveillon e Projeto Verão. É um grupamento que está sempre de prontidão, podendo ser requisitado a qualquer momento do dia ou da noite, apresentando um excelente tempo-resposta", afirma o diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça.

História
Atendendo a uma demanda crescente da capital que ansiava por um grupamento singular, a Prefeitura de Aracaju inovou e criou o primeiro grupo de pronto emprego entre as Guardas Municipais do estado de Sergipe. É um grupamento que atua em ocorrências que exigem intervenções especializadas, quer de ordem civil ou patrimonial, como o controle de distúrbios civis em manifestações desordeiras, ações de desocupação, bem como no enfrentamento mais incisivo ao tráfico de entorpecentes nas praças e demais espaços públicos da capital.

Preparação
Os primeiros integrantes do grupamento foram escolhidos de forma criteriosa. Todos os interessados em compor os quadros da especializada participaram de um curso intensivo de preparação e sobrevivência, com duração de três semanas, em que foram submetidos a provas diárias com instrutores da própria corporação, das polícias Militar e Civil do Estado de Sergipe, do sistema prisional, e das polícias Federal e Rodoviária Federal, nos mesmos moldes dos cursos realizados pelas grandes corporações policiais do Brasil.

Denominado de I Nivelamento Tático Operacional, o curso contou com a participação de agentes de segurança pública nas esferas municipal e estadual de Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dos 50 inscritos que iniciaram a capacitação, apenas 31 conseguiram finalizar, recebendo o brevê de formatura.

O supervisor Tiago é um dos coordenadores do GTO desde a sua fundação, sendo inclusive, um dos elaboradores do projeto inicial de criação do grupamento. Além de ser instrutor de tiro da corporação, sendo credenciado pela Polícia Federal, Tiago participou do Curso Super Swat no ano de 2015 nos Estados Unidos, trazendo na bagagem inúmeros conhecimentos teóricos e práticos que são repassados aos integrantes da especializada e da corporação em geral.

"Visitando algumas Guardas pelo país, verificamos a existência de grupos que realizavam o procedimento de controle de distúrbio civil e que atuavam em situações mais complexas e de maior risco. Vimos então a necessidade de suprir essa demanda em nossa cidade. A partir de então, iniciamos o processo de criação que culminou com o nivelamento tático que proveu os primeiros integrantes do GTO", conta Tiago.

Atuação
O Grupo Tático Operacional, atualmente, está sediado no bairro 17 de Março, de onde se desloca para o desenvolvimento de suas atribuições no policiamento preventivo dos mais variados espaços públicos da capital. Além dessa atribuição cotidiana, cabe ao GTO o atendimento das ocorrências de maior complexidade, a prestação de apoio às demais unidades de atendimento da GMA, o patrulhamento em áreas de risco e o combate aos crimes no transporte público, dentre outros.