Vacinação de idosos não altera fluxo de atendimento nas UBSs de Aracaju

Saúde
10/02/2021 18h25

Nesta quarta-feira, 10, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Aracaju registram um fluxo tranquilo de atendimento, mesmo com o início da vacinação dos idosos maiores de 90 anos contra a covid-19. Ao todo, serão imunizados 2.232 idosos, os quais poderão se vacinar em 40 UBS.
 
De acordo com a gerente da UBS Dona Sinhazinha, Evelyn Lobo Santana, o primeiro dia de vacinação transcorreu com tranquilidade. “Conseguimos manter os fluxos organizados durante o primeiro dia, sem aglomeração ou demora na espera para tomar a vacina. Para os próximos dias, salas de vacina estarão abertas a partir das 8h, prontas para fazer com que os idosos sejam imunizados, com toda atenção e cuidado que eles merecem", explica. 

Maria Helena Ramos Santos, de 91 anos, disse que estava feliz com a vacinação e com o pronto atendimento. "Estou muito animada, a chegada da vacina me trouxe esperança e vontade de viver. Utilizo sempre a Unidade, e hoje aqui o atendimento foi rápido e muito eficiente como sempre", afirma. 

A aposentada Maria Lima Fontes, de 90 anos, também eleogiou o trabalho das equipes municipais. "O serviço na unidade [Maria do Céu] é sempre eficiente. Não via a hora de tomar a vacina, e digo a todo mundo que venha também, não demora nada. A gente precisa se proteger e se cuidar”, orientou.

A gerente da UBS Maria do Céu, Violeta Pollyana Silveira, explica que as pessoas que optarem pela vacinação nas UBS poderão se dirigir às unidades com o cartão de vacina, documento de identificação com foto e, se tiver, deve levar também o cartão do Sistema Único de Saúde [SUS]. “Com esses documentos em mão, é só o usuário se dirigir à UBS que está em seu território, mais próxima da sua casa, e garantir a imunização", enfatiza. 

Vacinação em Aracaju
A campanha de vacinação contra a covid-19, em Aracaju, teve início no dia 19 de janeiro. Na primeira fase, foram priorizados os profissionais de linha de frente do combate à pandemia e idosos que residem em asilos ou abrigos. Desta primeira etapa, foram imunizadas 12.156 pessoas.