População elogia estratégia para vacinação dos idosos maiores de 90 anos nas UBSs

Saúde
11/02/2021 17h30

Nesta quinta-feira, 11, responsáveis e idosos maiores de 90 anos elogiaram a organização da campanha municipal de imunização contra a covid-19, para idosos acima de 90 anos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ao todo, serão imunizados pela Secretaria da Saúde de Aracaju 2.232 idosos nessa faixa etária.
 
De acordo com a gerente da UBS Marx de Carvalho, Lênison Oliveira, o segundo dia de vacinação ocorreu sem aglomeração e com tranquilidade. “A boa ideia da vacinação em drive-trhu no Parque da Sementeira diminuiu muito a vinda dos idosos acima de 90 anos para se vacinarem nas Unidades. E os que estão sendo vacinados aqui, elogiaram muito o fluxo e a rapidez no atendimento”, explica. 

População
Maria da Penha de Barros, de 91 anos, foi à UBS acompanhada do filho José Airton da Silva, que também reconheceu a organização da campanha. “Estou emocionado em ver minha mãe se vacinar, pois ela estava preocupada com esta doença. Chegamos aqui e logo fomos atendido”, afirmou José. 

Dona Contancya Gomes Barreto, de 90 anos, foi com a filha Lúcia Maria Barreto para se vacinar na UBS Marx de Carvalho. "Minha mãe ficou muito feliz com a chegada da vacina. Utilizo sempre esta Unidade, o serviço aqui é sempre muito eficiente”, disse.

O aposentado João Rocha de Oliveira, de 92 anos, elogiou o trabalho da equipe da Unidade. "Não via a hora de tomar a vacina, e digo a todo mundo que venha também, não demora nada. A equipe daqui é bem rápida e sempre estão com o sorriso no rosto”, fala.

Documentos para vacinação nas UBSs
As pessoas que optarem pela vacinação nas UBS poderão se dirigir às unidades com o cartão de vacina, documento de identificação com foto e, se tiver, deve levar também o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). 
 
Vacinação para profissionais no Cemar
A Secretaria da Saúde de Aracaju iniciou nesta quinta-feira, 11, a vacinação contra a covid-19 para os trabalhadores da Rede de Atenção Especializada (REAE). “Essa vacinação garante a segurança aos profissionais da nossa rede de saúde. A ideia de vacinar aqui no nosso local de trabalho foi facilitar o deslocamento dos profissionais. Organizamos para que não houvesse aglomerações e seguimos a lista nominada”, orienta.

Durante a aplicação dos imunizantes, a felicidade tomou conta dos profissionais de saúde, a exemplo de Rosemary Souza Almeida. Enfermeira, ela conta que o sentimento, ao tomar a vacina, é de muita felicidade. "Gratidão em poder me vacinar e dá continuidade trabalho com segurança”, disse.

Ana Paula Cardoso, gerente da UBS Porto Dantas, compartilha a mesma opinião. “Ainda não tive covid e espero que não possa adquirir. Estou, agora, com uma sensação de bem-estar”, disse.

“É um momento muito esperado. Estamos trabalhando desde o início da pandemia. Nunca paramos, e agora vamos nos sentir mais tranquilos, tanto para proteger os nossos outros colegas, nossos familiares e, claro, aquelas pessoas que atendemos durante o trabalho", afirma Luciana Araújo, enfermeira e coordenadora do Cemar.