Programa Aracaju pela Vida vacina idosos acamados cadastrados no VacinAju

Saúde
12/02/2021 16h20

Atuando em diversas frentes no trabalho de vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também está realizando a vacinação dos idosos acamados com 90 anos ou mais que não possuem vínculo com a Unidade Básica de Saúde. Até o momento, dos 118 idosos acamados cadastrados pelo site da Prefeitura, 84 estão incluídos no cronograma de vacinação pelo Programa Aracaju pela Vida. Neste sábado, dia 13, as equipes darão continuidade ao trabalho de imunização.

“Esse quantitativo de idosos acamados selecionados são aqueles cadastrados no VacinAju, que foram registrados com a finalidade de receber a vacina em domicílio. Dos 118 cadastrados até o momento, nós filtramos os que têm vínculo com as unidades, pois elas que irão vacinar, e os 84 que não têm vínculo as equipes do programa ficaram responsáveis por imunizar. Vale salientar que o programa trabalha com duas frentes e segue realizando as visitas domiciliares dos pacientes monitorados, como vem fazendo desde o ano passado”, explica  a coordenadora do programa, Sindaya Belfort.

Para ter acesso ao serviço, o responsável legal pelo idoso acamado deverá realizar um cadastro prévio, informando os dados pessoais do idoso, anexando documento de identificação com CPF e comprovante de residência. O cadastro pode ser feito de forma presencial, na UBS ou através do site da Prefeitura através do http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/Formulario.

Por se tratar da imunização de idosos acamados que não são acompanhados pelas unidades, as equipes são formadas por médicos e enfermeiros, para uma breve avaliação médica antes da vacinação. Já os idosos vinculados às UBS e com histórico de saúde registrado junto à Equipe de Saúde da Família, recebem a visita do profissional de saúde para aplicação da vacina. 

“Os pacientes com 90 ou mais, que são acamados, fazem o cadastro online no site da Prefeitura e após essa etapa, nós vamos até o domicílio vacinar esse paciente. Além da vacinação, fazemos também um histórico médico básico e avaliamos a possibilidade de diagnóstico atual de covid, o que também é uma contraindicação a vacina”, explicou o médico do programa, Guilherme Menezes.

Reconhecimento
A senhora Rosa Carvalho, filha do idoso Júlio José Silva, 92 anos, conta que devido os problemas de saúde o pai passou a fazer uso do serviço de home care. Muito feliz com a chegada da equipe do Programa Aracaju Pela Vida, ela elogiou a agilidade do processo de cadastramento e vacinação.

“Estou bastante satisfeita. Meu pai já é acamado há três anos e estamos aqui nessa luta, que com a ajuda de vocês já melhora ainda mais. Fiz o cadastro no site da Prefeitura, informei o cartão SUS, a identidade e comprovante de residência, e justifiquei o fato dele ser acamado. Logo recebi o retorno de vocês, como muito carinho e foi muito bom”, reconhece.

A idosa Judite Rezende, 93 anos, convive com Alzheimer há seis anos e com o avanço da doença perdeu a mobilidade. Desde então recebe os cuidados em casa, com a ajuda da filha Rosana Rezende. Ela conta que essa primeira experiência com o serviço de saúde do município foi muito tranquila.

“O atendimento foi bem satisfatório. Fiz o cadastro dela na UBS Maria do Céu e eles informaram que ela seria atendida em casa, e foi rápido, dois dias depois do cadastro. Foi bem rápido e satisfatório, agora é só aguardar a segunda dose”, afirmou. 

Ações de Imunização
Nessa primeira etapa da segunda fase da campanha de vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem como meta imunizar 2.232 idosos com mais de 90 anos. Além dos idosos acamados, que estão recebendo a imunização em suas residências, num trabalho paralelo, o Plano Municipal de Imunização inclui a vacinação desse primeiro grupo prioritário em 40 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde da capital; confira aqui as unidades e os horários de funcionamento.