Em parceria com Senai, Prefeitura abre 120 vagas para cursos na área da construção civil

Assistência Social e Cidadania
12/02/2021 15h43

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Assistência Social e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Prefeitura de Aracaju está ofertando 120 vagas para cursos profissionalizantes na área da construção civil. As inscrições, destinadas apenas a cidadãos residentes na capital, poderão ser feitas entre os dias 18 e 23 deste mês.

As vagas são para os cursos de Auxiliar de Manutenção e Reparos Prediais, Armador de Ferragem, Carpinteiro de Obras, Instalador Hidráulico, Auxiliar de Topografia e Servente de Obras. As ofertas de qualificação profissional estão distribuídas em seis turmas com carga horária de 40h a 160h. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ter concluído o 5º ano do ensino fundamental.

A iniciativa é fruto de recursos financeiros oriundos do Índice de Gestão Descentralizada (IGD), indicador desenvolvido pelo Ministério da Cidadania que mostra a qualidade da gestão local do Programa Bolsa Família (PBF) e do Cadastro Único (CadÚnico), refletindo o compromisso assumido pela atual gestão. De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, os cursos beneficiam o público de baixa renda durante um período em que o desemprego aumentou.

“Nessa pandemia do novo coronavírus, a construção civil foi uma das áreas que cresceram, tornando-se opção para muitas famílias que perderam seus empregos. É uma boa oportunidade para aqueles que buscam se reinventar, qualificar-se no mercado de trabalho ou obter uma renda, abrindo um leque de opções de atuação, pois os cursos abrangem assuntos desde o início ao fim de uma obra. Para a realização das aulas, seguiremos todos os protocolos de higiene e segurança contra o contágio da covid-19,”, explicou a adjunta.

As inscrições devem ser realizadas das 8h às 11h30, e das 13h30 às 16h30, da seguinte forma: os interessados em fazer os cursos de Auxiliar de Manutenção e Reparos Prediais, Armador de Ferragem, Carpinteiro de Obras e Instalador Hidráulico devem fazer o preenchimento da vaga no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná de Menezes, na praça Marina Martins Moura Sousa, bairro 17 de Março. Já para Auxiliar de Topografia e Servente de Obras, os interessados deverão se dirigir ao Cras Santa Maria, na avenida Principal, 2.577, no bairro Santa Maria.

Em caso de não preenchimento total das vagas para cada curso, as datas das inscrições podem ser prorrogadas. As aulas serão iniciadas no dia 1º de março nas Unidades de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) localizadas nos bairros Santa Maria e 17 de Março. Após a finalização das aulas, serão entregues os certificados de conclusões dos respectivos cursos.

Documentação necessária (originais e xerox)
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência recente;
- Comprovante de escolaridade (caso não possua, será assinado um termo de autodeclaração de escolaridade no local da inscrição);
- Apresentação da Folha Resumo do CadÚnico para comprovação do Número de Identificação Social (NIS).