Programa Criança Feliz entrega kits socioeducativos a usuários do Cras Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
11/02/2021 23h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da equipe do Programa Criança Feliz (PCF), vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou a entrega de kits socioeducativos na temática do Carnaval para crianças assistidas pelo PCE no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santa Maria, no bairro Santa Maria.

Com um cenário carnavalesco montado para receber os pequenos usuários, respeitando os protocolos de higiene e segurança contra o contágio do novo coronavírus, a ação contemplou, nesta quinta-feira, 11, cerca de 100 crianças, as quais foram divididas em grupos para evitar aglomeração no local.

Dentro dos kits, itens como lápis e borracha, que incentivam a criatividade, desenvolvem a concentração e a coordenação motora. Outros objetos como confetes, óculos e chapéus remetem à festa tipicamente cultural, levando alegria. A máscara de proteção individual e o álcool em gel não foram esquecidos e também compôs o kit, além de um lanche nutritivo, garantindo a segurança alimentar e nutricional dos meninos e meninas.

Para as famílias que não receberam por indisponibilidade ou devido ao cumprimento do isolamento social, a entrega dos kits será feita posteriormente nas residências. De acordo com a supervisora do Programa Criança Feliz, Arlene Jádia Sá, a ação mantém os vínculos afetivos e familiares para a permanência do público da primeira infância no Programa.

“Devido à pandemia, tivemos que adaptar as atividades e ações desenvolvidas. Pensamos em estratégias para manter a relação com o intuito deles receberem o acompanhamento e continuarem sendo beneficiados com o Programa. Nesse período difícil, queremos levar um pouco de alegria e distração durante o carnaval”, explicou.

A dona de casa Vitória Cristina Alves, mãe de Kimberly Vitória Alves, reconhece a atenção recebida. “É importante, pois nos aproxima do Cras, trazendo alegria para as crianças. Recebo todo esse cuidado e acompanhamento há quase quatro anos. É muito importante para mim e minha filha”, contou.

Pela primeira vez, a dona de casa Nayane da Silva Santos, mãe de Anne Beatriz Silva, recebeu um kit socioeducativo. “Acho muito importante, principalmente as atividades que vêm nele, pois ajuda no processo de aprendizagem e na diversão dela. Os alimentos balanceados também estimulam o consumo de uma alimentação saudável”, disse.

Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz foi criado pelo governo federal, em outubro de 2016, e busca promover o desenvolvimento humano a partir de apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância. O PCE também oferece apoio à gestante e família na preparação para o nascimento de um novo membro familiar, colabora para o exercício da parentalidade, e fortalece vínculos afetivos e familiares.