Limpezas periódicas asseguram melhorias à rede de drenagem pluvial de Aracaju

Serviços Urbanos
16/02/2021 15h20

Com monitoramento e intervenções constantes, promovidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju atua cotidianamente para assegurar a eficácia da rede de drenagem pluvial do município, a partir, principalmente, das tarefas de limpeza regulares nos canais que cortam a capital sergipana. 

Neste sentido, ao longo desta terça-feira, 16, equipes do órgão municipal foram mobilizadas para ações de limpeza mecanizada em canais situados no loteamento Jardim Bahia (Soledade), Residencial Santa Maria (Santa Maria) e no conjunto Lourival Batista (Novo Paraíso), regiões Norte, Sul e Oeste da cidade, respectivamente.  

Por meio do referido método de execução, nas três localidades citadas, a Emsurb trabalha, inicialmente, no alargamento do canal para, em seguida, efetuar a retirada de rejeitos que impedem a passagem da água, como lama e resíduos provenientes do descarte irregular.
 
Conforme a Diretoria de Operações (Dirop) da empresa municipal, os serviços, nestas localidades, devem ser concluídos até o final da semana. Tendo em vista a manutenção recorrente nesses córregos, as ações permanecem com periodicidade trimestral e, para casos excepcionais, a diretoria pode acionar o retorno das equipes antes do prazo antevisto.
 
Através da continuidade neste tipo de limpeza, a administração municipal garante benefícios diretos à população, como explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

"Ao assegurar atividades que garantem o fluxo normalizado dos canais, a Prefeitura objetiva dar mais tranquilidade, sobretudo, aos que residem ou trabalham nas áreas próximas, que são diretamente impactados em casos de uma acentuação no nível da água. Além disso, o canal limpo reduz o aparecimento de insetos, de animais peçonhentos e o mal cheiro que, por sua vez, é consequência direta do lixo lançado inapropriadamente", ressaltou Luiz Roberto. 

Demais métodos
Também nesta terça-feira, agentes da Emsurb trabalham na retirada manual de resíduos nas margens e cabeceiras dos canais localizados nas avenidas Salatiel Santana (José Conrado de Araújo) e Francisco Moreira (Luzia), e do loteamento Ponta da Asa (17 de Março).