Modernização da Prefeitura gera economia de recursos e comodidade ao cidadão

Agência Aracaju de Notícias
19/03/2021 07h05
Início > Noticias > 89303

Desde 2017, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), tem implementado uma série de medidas e investimentos na modernização da gestão do Município, o que tem gerado uma economia significativa do erário e ampliado a comodidade e o conforto dos cidadãos aracajuanos.

Nos últimos anos, a administração municipal investiu cerca de R$5,6 milhões na implantação de tecnologias e manutenção dos equipamentos necessários para qualificar a oferta dos serviços municipais.

O processo foi iniciado após a constatação de uma situação de sucateamento evidente e grave na área de tecnologia da informação, no início de 2017. Desde então, um dos eixos do Planejamento Estratégico,  “Gestão inteligente e sustentável”, foi priorizado.

“Nesse processo de transição, começamos a fazer um investimento no centro de processamento, tanto em termos de geradores, servidores, e também percebemos que era basilar para todo o processo de modernização tanto administrativa quanto da cidade, a logística e a infraestrutura de um anel óptico”, explica o secretário do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira.

Esse anel, atualmente, cobre todas as unidades da Prefeitura, com algo em torno de 289 km de cabos de fibra óptica, inclusive nos locais mais afastados, como a Zona de Expansão, permitindo acesso rápido e seguro à internet.

A implantação desta infraestrutura foi possível por meio de um financiamento do Banco do Brasil, que também garantiu atualização dos equipamentos internos, como notebooks, computadores, tablets e outros aparelhos.

Outra medida importante foi a digitalização do prontuário dos servidores ativos e inativos, desde o primeiro dia de funcionamento da Prefeitura até hoje. A importância disso está ligado, primeiro à segurança da informação, mas também à agilidade na análise processual dos requerimentos de direitos indicados na lei estatutária.

Além disso, em determinadas situações, foi possível reduzir em mais de 95% o extravio dos processos, assim como zerar a ausência de informação quando requerida pela Procuradoria-Geral (PGM), o que fragilizava significativamente a defesa do Município em processos judiciais.

“No decorrer do processo, nós sentimos a necessidade de trazer agilidade, resolutividade e segurança na parte cartorial, de tramitação administrativa da nossa documentação, de maneira que já digitalizamos dois milhões de documentos, o que dá uma média de 5 mil documentos por dia; são ofícios, memorandos, processos, entre outros. Eles nascem digitais e terminam digitais”, ressalta o secretário.  

Aracaju Compras
Outra modernização que trouxe ganhos significativos foi a realizada no processo de compras, através de processos licitatórios em todas as suas modalidades, quando implementou-se a plataforma “Aracaju Compras”.

Além de permitir que todas as licitações, concorrências, dispensas e tomadas de preço sejam realizadas de forma centralizada e com mais transparência, a tecnologia trouxe também uma enorme economia aos cofres públicos.

“Apenas no ano passado, em todos os processos licitatórios, entre o valor lançado para aquisição e o que foi arrematado pela Prefeitura, houve uma economia de mais de 60 milhões de reais. O contribuinte pode acompanhar, através do Aracaju Compras [no site da Prefeitura], todo o processo, então trata-se de uma medida que amplia a transparência e economicidade dentro da gestão”, afirma Augusto Fábio.

AjuInteligente
Ao mesmo tempo em que, internamente, a maneira de gerir a Prefeitura foi aperfeiçoada, gerando ganho produtivo e resolutividade, externamente, na ponta da prestação dos serviços, o cidadão aracajuano foi beneficiado com uma maior comodidade, através da plataforma AjuInteligente.

Ao acessar o endereço eletrônico ajuinteligente.aracaju.se.gov.br, é possível solicitar mais de 900 serviços, em um sistema disponível 24 horas, nos sete dias da semana, sem que seja preciso deslocar-se até os órgãos municipais presencialmente.

“Então, após tratarmos da parte interna e o ganho produtivo, a resolutividade, verificamos a necessidade de virar a chave da prestação de serviço analógico ou presencial para digital. Foi aí que surgiu o AjuInteligente. Primeiro começamos a mapear os processos e melhorar o fluxo processual para focar na resolutividade em detrimento ao retrabalho”, ressalta o secretário.

No início de fevereiro, o sistema do AjuInteligente foi aperfeiçoado, de forma a ampliar a agilidade na resolução de determinadas solicitações, de maneira que, o número de cliques necessários para atingir cada serviço foi reduzido.