Prefeitura alia diálogo e informação à ação sobre descarte correto de resíduos sólidos

Serviços Urbanos
18/02/2021 17h40

Propiciar junto à população a construção de um pensamento coletivo sobre a importância de boas práticas ambientais. É com esse intuito que a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, semanalmente, ações educativas nos bairros da capital. Nesta quinta-feira, 18, a atividade de conscientização foi realizada no bairro Santo Antônio, na zona Norte.

Para a definição do bairro a ser visitado pela equipe, a empresa municipal leva em consideração alguns critérios, dentre os quais a quantidade de pontos de descarte irregular previamente mapeados. Desta forma, o trabalho dos educadores é direcionado para atender as necessidades identificadas em cada localidade.

“Este tipo de atividade educativa está integrada aos nossos serviços de limpeza pública e tem o objetivo de despertar entre as cidadãs e cidadãos aracajuanos uma conscientização maior no aspecto ambiental. O cronograma envolve todos os bairros da cidade. No entanto, algumas áreas são incluídas mais de uma vez, devido a um número maior de incidências envolvendo o descarte inadequado em terrenos abandonados e, inclusive, em canais”, explica o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Percorrendo as localidades, os agentes ambientais explicam a moradores e comerciantes a respeito dos hábitos que podem gerar impacto negativo à comunidade, principalmente, aqueles que envolvem o tratamento incorreto do lixo domiciliar.
 
Ainda durante as visitas, o grupo reforça as alternativas disponibilizadas pela administração municipal para a dispensação dos resíduos sólidos ou recicláveis, de forma correta e sem prejuízos ao meio ambiente, a exemplo do Cata Treco e da coleta seletiva. 

O trabalho instrutivo da equipe se dá, também, esclarecendo sobre a inovação promovida pela Prefeitura com a instalação dos ecopontos, bem como os tipos de materiais recebidos nestes espaços de coleta. “No caso do Santo Antônio, os moradores podem contar com o suporte do ecoponto instalado no bairro Industrial, na rua Julieta Pereira Alves”, acrescenta Luiz Roberto.

Reconhecimento
Residindo no bairro há cerca de sete anos, Patrícia de Almeida considerou essencial a ação que, de porta em porta, orienta os moradores sobre o acondicionamento adequado do lixo doméstico, bem como os dias e horários estabelecidos para o seu recolhimento. 

“Trabalhos como esse são válidos, pois ajudam as pessoas que não possuem consciência sobre os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. Afinal, não só a Prefeitura deve fazer a parte dela, mas nós também. Devemos pensar coletivamente”, disse ela. 

Para a dona de casa Nadja Maria Oliveira Santos, o  alerta feito pelos educadores a respeito dos perigos ocasionados pelo despejo em canais que cortam a localidade, como o da avenida Visconde de Maracaju, foi de grande importância.
 
“Gostei muito das explicações que recebi e sempre que puder irei repassar para os meus vizinhos. Aqui temos a coleta todos os dias, por isso não há necessidade de jogar lixo nas esquinas”, frisou Nadja. 

“Quanto mais a gente conversa sobre a preservação do meio ambiente, mais estamos conscientizando as pessoas sobre seus deveres”, reiterou dona Gertrudes Silva Santos ao receber o grupo com simpatia.

Para a moradora Silvana Nascimento, "a Prefeitura está de parabéns". Segundo ela, ações como essa são importantes porque demonstram para os moradores o papel desempenhado pelos dois lados, "o nosso, de organizar e descartar corretamente o nosso lixo, e o da administração, de coletar". "A cidade só tem a ganhar com isso, ficando mais limpa e organizada”, comentou. 


Cronograma

Somente este ano, os bairros Inácio Barbosa, Ponto Novo, 17 de Março, Santos Dumont, Industrial, Jabotiana, Santa Maria, 18 do Forte e Luzia, já receberam a ação educativa. Na próxima semana, a partir de segunda-feira, 22, as equipes estarão no bairro Cidade Nova.