Plenarinha da rede municipal de ensino vira e-book com acesso gratuito

Educação
25/02/2021 10h40

Para a construção de uma Educação Infantil acolhedora e inclusiva, é necessário ouvir e atender aos desejos daqueles que são os protagonistas desta etapa da educação básica: os alunos menores de seis anos de idade.

Para isso, a Prefeitura de Aracaju realiza o projeto ‘Plenarinha’, que promove a escuta sensível destes estudantes, de forma lúdica. Agora, o produto desta ação se transformou em um e-book e está sendo disponibilizado, gratuitamente, através do site da Segrase (Empresa Público de Serviços Gráficos de Sergipe).

A Plenarinha, cujo tema foi ‘A escola que as crianças querem’, foi realizada durante os meses de setembro e outubro de 2019 e teve como objetivo possibilitar às crianças a participação na construção dos Cadernos Pedagógicos da rede, bem como fomentar o exercício dos direitos da criança como princípio educativo.

A partir desta iniciativa, os alunos socializaram suas opiniões, ideias e sugestões sobre o que aprender e fazer na escola, alimentação, leitura, o que gostam de fazer no espaço escolar e o que poderia ser melhorado. As falas das crianças foram registradas por meio das mais diversas linguagens (escrita, gráfica, fotográfica, audiovisual, dentre outras).

“Cada unidade de ensino, realizou a sua Plenarinha, no total de 46. Quando finalizamos o relatório, em 2020, iniciamos um diálogo com a Segrase e apresentamos a proposta de um e-book. Ser escutado, de fato, é quando se considera aquilo que foi dito e nada melhor que isso poder ser visto pela sociedade", explica Núbia Lira, coordenadora de Educação Infantil da Semed, setor responsável pela realização da Plenarinha

"A Segrase acolheu a nossa solicitação e o formato e-book foi a melhor opção porque, assim, poderia circular mais facilmente, inclusive, pelas escolas, para que cada uma pudesse ver quais foram os desejos registrados pelas outras”, completa Núbia.

Além da visibilidade entre as unidades de ensino da rede municipal de Aracaju, a disponibilização do e-book também ajuda a inspirar outras redes. Segundo Núbia, a Plenarinha é um projeto que dá visibilidade à criança e mostra a importância que ela tem na sociedade, estabelecendo um novo conceito sobre a infância.

"Muitas pessoas ainda acham que a infância é uma época de espera, de esperar crescer, de esperar aprender, mas essa espera pode ser transformada em uma etapa de vida extremamente importante. Crianças são curiosas, são pesquisadoras e dando essa visibilidade, podemos inspirar outras redes a fazer o mesmo. As crianças sabem sim o que é melhor para elas”, completa a coordenadora.

O objetivo da Semed é realizar as Plenarinhas anualmente, no entanto, em 2020 não foi possível por causa da pandemia. “Compreendendo as crianças como sujeitos ativos, participativos e protagonistas de sua própria história, foram desenvolvidas ações para a escuta sensível, considerando suas opiniões, gostos e desejos sobre a escola, também as ideias e sugestões sobre o que aprender e fazer na escola. Nos preocupamos em fazer uma educação democrática e, um dos resultados disso, foi a aquisição, por parte da Secretaria Municipal da Educação, de parquinhos infantis, que foi um desejo deles e já estão instalados nas unidades que oferecem Educação Infantil”, explica a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.