Prefeitura capacita técnicos e enfermeiros para nova ação de vacinação em drive-trhu

Saúde
25/02/2021 15h30

Nesta quinta-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju capacitou, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), técnicos de enfermagem e enfermeiros que atuarão na próxima etapa de vacinação contra a covid-19 na capital.
 
O treinamento aconteceu no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), no bairro Siqueira Campos. Assim como realizado na primeira etapa da vacinação contra covid-19, destinada a idosos acima de 90 anos, está previsto para as próximas faixas etárias desse grupo prioritário a vacinação no formato drive trhu. 

“Os profissionais foram orientados sobre o formato do drive e sobre cada etapa. Abordamos todo o fluxo, desde a entrada principal, com a validação do código, o preenchimento do cartão vacinal nos toldos instalados no percurso, até às estações de vacinação e a saída”, explica a enfermeira responsável pela capacitação, Natália Coelho. 

Ainda de acordo com Natália, participaram dessa capacitação 15 profissionais de saúde. “Há uma perspectiva de ampliar essa equipe de vacinadores, os quais também deverão passar por treinamento”, disse. 

Drive com os 90+
Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, a Prefeitura de Aracaju realizou a segunda fase da vacinação contra a covid-19, direcionada para os idosos acima de 90 anos. Para agilizar esta etapa, a Secretaria Municipal da Saúde organizou uma força-tarefa de imunização, que contou com o drive-thru no Parque Augusto Franco (Sementeira), nestes três primeiros dias.

Cadastro para vacina
Para receber a vacina no posto volante, os idosos devem se cadastrar no site da Prefeitura, através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. Ao acessar o portal, deverá ser preenchido um formulário contendo dados pessoais, como endereço, nome completo, CPF e nome do idoso ou seu responsável, seguido do anexo do comprovante de residência. 

Com o cadastro finalizado, equipes da Saúde farão a validação e será emitido um código de acesso ao imunizante que deverá ser apresentado no dia da vacinação no drive, impresso ou no celular.

Assim como no início da segunda etapa, além do drive-thru, a vacina também estará disponível em 40 Unidades Básicas de Saúde. É necessário apresentar o cartão de vacinação e do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o idoso não possua, poderá apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência para se cadastrar no dia em que for receber a vacina.
 
Idosos acamados que não possuem o cadastro no SUS devem ser cadastrados na UBS por um representante legal, portando, além dos documentos pessoais do idoso, um relatório médico. O cadastro também pode ser feito no portal da Prefeitura, anexando os devidos documentos. A imunização do idoso acamado será feita em sua residência, por uma equipe de Saúde da Família.