Na busca por garantir o sucesso na realização do Censo Demográfico 2021 na capital sergipana, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Prefeitura de Aracaju firmou parceria com o órgão, comprometendo-se com apoio logístico e estratégico.
De acordo com o órgão federal, todos os cerca de 213 milhões de habitantes, em aproximadamente 71 milhões de endereços, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. Em Sergipe, mais de 660 mil domicílios serão visitados.
A pesquisa revelará entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.
Em Aracaju, 560 recenseadores trabalharão na coleta de informações, entre os meses de agosto e outubro deste ano. Para tanto, a Prefeitura atua na divulgação institucional do Censo para garantir segurança durante a coleta de dados, e disponibiliza espaços nas escolas municipais para ocupação dos recenseadores durante o processo.
Processo seletivo
No dia 18 de fevereiro, o IBGE publicou, no site https://censo2021.ibge.gov.br/, dois editais para contratação de Agente Censitário Supervisor (ACS), Agente Censitário Municipal (ACS) e recenseadores. As inscrições seguem abertas até os dias 15 de março e 19, respectivamente.
As provas objetivas serão aplicadas presencialmente em 18 de abril para ACM e ACS, e no dia 25 de abril para recenseadores, seguindo os protocolos sanitários contra a covid-19.
O resultado final dos aprovados será divulgado no dia 27 de maio.