A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, encerrou nesta sexta-feira, 26, as inscrições para cursos profissionalizantes na área da construção civil ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições para as seis opções de cursos estavam abertas desde do dia 18 e já haviam sido prorrogadas.
No total, 120 vagas foram disponibilizadas para os cursos de Auxiliar de Manutenção e Reparos Prediais, Armador de Ferragem, Instalador Hidráulico e Carpinteiro de Obras, que tiveram o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Maria Diná Menezes, localizado no bairro 17 de Março, como ponto de acesso para as inscrições. Já os cursos de Auxiliar de Topografia e o de Servente de Obras tiveram o Cras Santa Maria, localizado no bairro Santa Maria, como local de inscrição.
Dentro das vagas ofertadas, 25 foram distribuídas para pessoas em situação de rua na capital que tivessem interesse em buscar qualificação profissional para reingresso no mercado de trabalho. A carga horária dos cursos varia entre 40h e 160h, e para a inscrição foi requisito que o candidato tivesse 18 anos e já concluído o 5º ano do ensino fundamental.
Até a última segunda-feira (22), as inscrições para o curso de Auxiliar de Topografia já haviam sido totalmente preenchidas. De acordo com a secretaria adjunta da Assistência Social, Selma França, a ação teve resultado satisfatório.
“Toda a ação preencheu as nossas expectativas. Nosso objetivo foi atingido, temos 80% das vagas preenchidas. Sabíamos que existiriam muitas dificuldades, mas a aceitação por parte das pessoas foi bastante satisfatória para nós”, disse a secretária adjunta.
Segundo Selma, as vagas que não foram preenchidas serão ocupadas por pessoas que estão inclusas no cadastro como excedentes, as quais estão sendo contatas por ligação telefônica.
“Estamos ligando para essas pessoas desde a manhã desta sexta-feira e pedindo para que compareçam no dia do início dos cursos nas Unidades de Qualificação Profissional (UPQ) em que cada curso será executado, munidos de toda a documentação necessária, original e cópia, para que as inscrições sejam concluídas e essas pessoas possam ingressar imediatamente nos cursos de interesse”, concluiu.
Na próxima segunda-feira, dia 1º, os cursos serão iniciados nas UPQ da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), localizadas nos bairros 17 de Março e Santa Maria. Após a finalização das aulas, os certificados de conclusão dos cursos serão entregues.
Oportunidade
Com experiência como ajudante de amador de ferragens, Arivan Nascimento optou em fazer o curso para retornar ao mercado de trabalho ainda mais qualificado.
“Me inscrevi no curso pois já trabalhei como ajudante de armador, mas não tinha feito o curso antes. Por isso, quero me capacitar para ingressar novamente no mercado de trabalho ainda mais qualificado. Quero trabalhar, alugar uma casa e a realização desse curso é uma boa oportunidade”, afirmou.