Os serviços que auxiliam no combate ao descarte irregular são realizados regularmente pela Prefeitura de Aracaju em todos os bairros da capital. Neste sentido, o bairro Ponto Novo, que além de contar com uma Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecoponto), em fase de construção, recebeu, nesta sexta-feira, 26, o programa Cata Treco.
“A Prefeitura tem atuado, continuamente, em diversas frentes que oferecem ao aracajuano a possibilidade voluntária da destinação adequada dos resíduos sólidos. É o caso da coleta seletiva, ações de educação ambiental, ecopontos e o programa Cata Treco que cada vez mais vem recebendo a colaboração da população, sendo, inclusive, ampliado para a região das praias e na faixa de areia”, explicou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.
Desta forma, os moradores do Ponto Novo, ressaltaram a importância ambiental do Cata Treco no momento de realizar a destinação correta de diversos materiais que não têm mais serventia em suas residências. Como dona Terezinha dos Santos que, destacou a comodidade como um dos benefícios do programa.
“Esse serviço é maravilho. Por isso, sempre fico de olho nos locais por onde o caminhão irá passar porque sempre temos algum objeto quebrado ou com defeito para se desfazer. Quando percebi que essa semana eles passariam por aqui tratei de separar tudo que estava empilhado no quintal para não perder essa oportunidade“, comentou Terezinha, que acompanha a divulgação semanal do serviço pelas redes sociais da Prefeitura e da empresa municipal.
O aposentado Lealdo Barbosa Lima, que também teve acesso à ação de coleta nesta sexta, informou que já conhecia o serviço e aproveitou a oportunidade para parabenizar a Prefeitura, enquanto dispensava uma televisão. “Eu já sabia da existência do Cata Treco. É um excelente serviço e extremamente útil para nós. A Prefeitura está de parabéns. É muito bom poder se desfazer sem custo dos objetos que ficam ocupando espaço desnecessário em nossas casas”, disse satisfeito.
“Assim que ouvi a mensagem do carro de som fiquei atenta à chegada do caminhão. O Cata Treco facilita muito a nossa vida, pois todos temos objetos sem uso. Além disso, contribui para que nosso bairro não fique sujo, porque muitos carroceiros que as pessoas pagam jogam os móveis na primeira esquina que encontram", destacou a dona de casa Gilvaneide Pinheiro da Silva ao utilizar o serviço pela primeira vez.
Programação
Na próxima segunda-feira,1º de março, o Cata Treco chega ao bairro Aeroporto, na terça na Atalaia, e na quinta e sexta-feira, dias 4 e 5, respectivamente, ao bairro Industrial, na zona Norte da cidade.
O serviço pode ser solicitado sem custo através da Ouvidoria da empresa municipal pelo número 3021-9908.