Aracaju inicia nova etapa da vacinação contra a covid-19 com imunização dos idosos de 80 a 89 anos

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2021 09h57

A Prefeitura de Aracaju deu início, nesta terça-feira, 2,  a mais uma etapa da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, na capital, com a imunização dos idosos com idade entre 80 a 89 anos. Até o dia 19 de março, a estimativa é que sejam vacinados 11 mil aracajuanos desta faixa etária, que poderão optar por uma das 40 Unidades Básicas de Saúde, disponibilizadas pelo município ou pelo posto itinerante montado no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira).  O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou a abertura desta nova etapa do Plano Municipal de Vacinação.

Para evitar aglomerações, até o próximo dia 5, serão vacinados os idosos que têm entre  85 e 89 anos. Pelo calendário estabelecido, na sequência, entre os dias 8 a 12 de março, serão imunizados os idosos com idade entre 83 e 84 anos. Na última fase, que ocorrerá de 15 a 19 de março, será a vez dos idosos de 80 a 82 anos receberem a vacina. "Hoje é um momento muito importante, porque iniciamos uma nova etapa da campanha de vacinação, imunizando uma nova parcela dos idosos. Essa faixa etária é a que está sendo mais sacrificada, é onde a taxa de mortalidade é maior, por isso fizemos esse esforço para vacinar os idosos o mais rápido possível", afirmou o prefeito.

Ao acompanhar o início da nova fase do calendário vacinal contra a covid-19, Edvaldo ressaltou o empenho do município para avançar na imunização dos aracajuanos, inclusive com a participação no consórcio público nacional para a aquisição de vacinas, confirmada na tarde da última segunda-feira. "Assinamos um Protocolo de Intenções manifestando interesse em nos somar a outros 300 prefeitos nesta batalha. Não é um grupo para fazer oposição a nenhum ente federativo, mas para somar esforços. Precisamos acelerar a imunização dos brasileiros porque temos percebido a capacidade dos municípios em vacinar a população, como é o caso de Aracaju, mas o que falta é justamente a chegada rápida de novas doses. Esperamos que a partir da próxima semana o cronograma de envio pelo Ministério da Saúde seja ampliado, mas, ao mesmo tempo, estamos nessa corrida para adquirir vacinas".

O prefeito fez, ainda, um novo apelo à população para que mantenha as medidas de biossegurança, mesmo após tomar a primeira dose da vacina. "É preciso que as pessoas compreendam que a vacina só começa a fazer efeito a partir do 15º dia, então, mesmo se vacinando, é necessário continuar usando máscara, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações. A doença está crescendo, avançando, e, apesar de estarmos mantendo o controle em Aracaju, não queremos que aconteça aqui o que temos visto em outras cidades. Por isso, precisamos da colaboração de todos para evitar a propagação do vírus. A vacina chegou, acendendo uma luz de esperança, mas ainda estamos no início desta caminhada rumo à vitória", reforçou.

Momento histórico

A enfermeira aposentada Anaide Prado levou seu pai para receber a primeira dose da vacina no drive-thru instalado no Parque da Sementeira. Para ela, vê-lo ser imunizado após longos meses de isolamento, representa "um momento histórico". "Trabalhei na rede municipal por 17 anos e ver que ainda existe possibilidade de vida para o meu pai, que acaba de receber a vacina, me deixa muito emocionada. Agora é esperar a minha vez. Está tudo muito organizado. A gestão está de parabéns", enalteceu.

Dona Nair Aquino, de 87 anos, foi ao Parque da Sementeira  acompanhada da nora, mas já no local, foi surpreendida com uma pane no veículo em que estava, que parou de funcionar. Apesar do susto, a senhora contou com a ajuda de agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), garantindo a ela o direito à imunização. "São anjos perfeitos que me ajudaram. Deus me livre de perder a vacina. Não podia estar mais feliz porque mesmo com o carro da minha nora parando, esses agentes maravilhosos nos deram apoio total", comemorou, sorridente.

Logística

Assim como na etapa anterior da campanha de vacinação na capital sergipana, um esquema foi montado para garantir a vacinação dos aracajuanos de forma segura. Ao todo, são 40 Unidades Básicas de Saúde com as salas preparadas para imunização, além do sistema drive-thru, montado no Parque da Sementeira. Somente as quatro UBS que estão com atendimento restrito aos pacientes com síndromes gripais não estão disponibilizando a vacina.

O idoso que optar por receber a dose da vacina no posto volante, deve se cadastrar no site da Prefeitura, através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/. De posse do código de vacinação que será emitido, impresso ou no celular, ele poderá se dirigir ao local, que funcionará das 8h às 17h. A expectativa da Secretaria da Saúde de Aracaju é vacinar, apenas no drive, cerca de 1.500 pessoas. Já nos primeiros 90 minutos de funcionamento da unidade itinerante, mais de 200 idosos foram vacinados.

"É a mesma estrutura da etapa passada. No Parque da Sementeira, montamos quatro estações para que a vacinação aconteça de forma tranquila e ordenada. É importante lembrar que somente com o código validado é possível ter acesso ao imunizante aqui no Parque. Para quem é usuário de uma UBS e prefere se vacinar na unidade, também orientamos a fazer uma atualização das informações. Já aqueles que não têm cadastro, mas que também gostariam de se vacinar na unidade básica, basta a ir à UBS mais próxima da sua residência, apresentar documento, comprovante de residência e se cadastrar. Assim, ela passa a ter acesso não apenas a vacina, mas a qualquer serviço oferecido em nossa rede", explicou a secretária da Saúde, Waneska Barboza.