Idosos acamados são vacinados pelo Programa Aracaju pela Vida

Saúde
02/03/2021 17h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está realizando a vacinação contra a covid-19 dos idosos acamados com 85 anos de idade ou mais, que não possuem vínculo com a Unidade Básica de Saúde (UBS). Nesta terça-feira, dia 2, as equipes do Programa Aracaju pela Vida deram continuidade ao trabalho de imunização. 

De acordo com a coordenadora do programa, Sindaya Belfort, até o momento, 117 idosos acamados foram cadastrados pelo site da Prefeitura e estão incluídos no cronograma de vacinação do Aracaju pela Vida.

“Por se tratar da imunização de idosos acamados que não são acompanhados pelas unidades, as equipes são formadas por médicos e enfermeiros para uma breve avaliação médica antes da vacinação. Já os idosos vinculados às UBSs e com histórico de saúde registrado junto à Equipe de Saúde da Família, recebem a visita do profissional de saúde da unidade para aplicação da vacina”, explica. 

Acesso ao serviço
O responsável legal pelo idoso acamado deverá realizar um cadastro prévio, informando os dados pessoais do idoso, anexando documento de identificação com CPF e comprovante de residência. O cadastro pode ser feito de forma presencial, na UBS ou através do site: http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/Formulario.

“Os pacientes acamados com 85 anos ou mais, fazem o cadastro online no site da Prefeitura e após essa etapa, vamos até o domicílio vaciná-lo. Além da vacinação, fazemos um histórico médico e avaliamos a possibilidade de diagnóstico atual de covid, que é uma contraindicação da vacina”, explicou a médica do programa, Letícia Goes.

Reconhecimento
Maria Aparecida de Melo, esposa de Cícero Gomes de Melo, de 85 anos, estava feliz com a vacinação e com a chegada da equipe do Programa Aracaju Pela Vida. Ela elogiou a agilidade do processo de cadastramento e vacinação. 

“Estou bastante satisfeita. Fiz o cadastro no site da Prefeitura, informei o cartão SUS, a identidade e comprovante de residência, e justifiquei o fato dele ser acamado. Logo recebi o retorno da Prefeitura”, reconhece.

A neta da idosa Antônia Nunes, 87 anos, Eunice Nunes disse que a experiência com o serviço de saúde do município foi muito tranquila. “O atendimento foi bem satisfatório e rápido, agora é só aguardar a segunda dose”, afirma.