Prefeitura garante imunização de 761 aracajuanos nesta quarta-feira, 3

Agência Aracaju de Notícias
03/03/2021 18h00
Início > Noticias > 89532

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu prosseguimento ao Plano de Vacinação Municipal nesta quarta-feira, 3, garantindo a imunização de mais 761 aracajuanos.

A vacinação foi realizada tanto no drive thru montado no Parque da Sementeira, quanto nas Unidades Básicas de Saúde e na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, local preparado exclusivamente para profissionais da saúde, e nas residências dos idosos acamados.

Durante todo o dia, 186 idosos com idades entre 85 e 89 anos, faixa etária que começou a ser vacinada na terça-feira (2), receberam a primeira dose da vacina. Tudo ocorreu de maneira organizada e ágil.

Além da ação no posto volante, 40 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estiveram com as salas de vacina abertas para realizar a vacinação contra a covid-19 dos idosos público-alvo desta fase, proporcionando a imunização de 475 pessoas.

A Prefeitura montou mais duas frentes de vacinação: uma com equipes aplicando doses para acamados, visitando as residências; e outra específica para profissionais da saúde cadastrados. A primeira imunizou 100 pessoas, enquanto a segunda, apenas 30.

“O balanço do dia de hoje foi relativamente positivo, tendo em vista que esperávamos um quantitativo maior de pessoas vacinadas, ainda que tenhamos conseguido a vacinação de 100 acamados, mostrando que nossa equipe está afinada com o planejamento feito na SMS", avalia a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

Segundo ela, em contrapartida, apesar de haver um planejamento para vacinar mais de 270 profissionais de saúde, apenas 30 procuraram pela imunização. "Da mesma maneira, no drive, nossa expectativa era vacinar cerca de 700 pessoas, o quantitativo autorizado no site da Prefeitura, mas apenas 186 idosos compareceram. Quero chamar atenção para o fato de que a estrutura está montada e site para cadastro funcionando”, destaca Waneska.

Apesar do alto índice de absenteísmo, até o dia 19 de março, a estimativa é de que sejam vacinados 11 mil aracajuanos entre 80 e 89 anos, público que poderá optar pela vacinação no posto itinerante montado na Sementeira ou nas 40 UBSs do município, com exceção das quatro que atendem exclusivamente pacientes com sintomas de síndromes gripais.

A vacinação de profissionais de saúde também segue em andamento na Emef Presidente Vargas, no Siqueira Campos, de segunda a sexta-feira, das 8h até às 17 horas, de acordo com listagem enviada pelos equipamentos de saúde.

A partir desta quinta-feira, dia 4, os profissionais também podem se vacinar no posto volante do Parque da Sementeira após cadastro no Portal de Vacinação da Prefeitura.