Programa de Requalificação Urbana é resultado da gestão integrada da Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
06/03/2021 04h00

Com investimentos de mais R$400 milhões, oriundos do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa de Requalificação Urbana de Aracaju “Construindo para o Futuro" é um projeto ousado e de grande porte, que será possível graças à gestão integrada adotada pela Prefeitura de Aracaju.

O programa tem o objetivo de construir obras de impacto social, como praças, Centros de Referência da Assistência Social (Cras), ecopontos para coleta de lixo, reforma do Parque da Sementeira e a construção da avenida Perimetral Oeste, a maior das obras, que trará uma grande melhoria para a mobilidade na capital.

A execução desses empreendimentos exige a atuação conjunta das secretarias, que é uma das marcas da atual gestão da Prefeitura de Aracaju. “Todos os nossos projetos têm esse viés da troca de ideias, da colaboração, de atuar em conjunto. Quando se trabalha em equipe, existe toda uma sinergia para executar o trabalho de forma mais eficiente”, avalia Sérgio Ferrari, secretário da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).

A secretária da Assistência Social, Simone Passos, destaca que a gestão pública é uma engrenagem, então, para desenvolver um projeto, não depende de uma só secretaria. “A área social está ligada com a saúde, que está relacionada com as obras, está tudo interligado. Por isso, o prefeito está sempre em diálogo com as secretarias, pensando na atuação conjunta e no impacto que nossas ações terão na sociedade”, analisa Simone.

Do planejamento à ação
Devido à complexidade e magnitude, o Programa de Requalificação Urbana exigiu ainda mais dessa capacidade de gestão integrada da Prefeitura de Aracaju. O secretário da Fazenda, Jeferson Passos, lembra que o trabalho em equipe se deu desde o início, no planejamento da proposta e no envio da carta para o BID.

Jeferson destaca que o financiamento é uma operação de crédito internacional, tem todo um ritual próprio de aprovação, com comitês específicos do Ministério da Economia. “Sem essa atuação conjunta, com cada secretaria somando esforços na sua área de competência, seria impossível levar um projeto dessa magnitude adiante”, reforça o secretário.  

A execução do Programa de Requalificação Urbana é resultado da competência da administração municipal e trará ainda mais experiência para os gestores, capacitando-os para a melhoria da administração pública, o que será revertido em benefícios e resultados positivos para a população aracajuana.