Por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju atua, continuamente, para proporcionar ao cidadão acesso ao mercado formal, mediando a oferta de vagas e ofertado capacitações e qualificações profissionais.
Para isso, a Fundação possui uma banco de dados de currículos, no qual as pessoas são inseridas e solicitadas à medida que seu perfil se encaixa em uma oferta de emprego.
Apenas em 2020, foram convocados para entrevistas de emprego, via Fundat, 1.961 cidadãos, dos quais 972 foram contratados. Nesse mesmo período, 4.824 cidadãos foram capacitados por meio de cursos e oficinas ofertadas pela Fundação.
Mais que números, esses dados representam a diferença na vida de muitos aracajuanos, como a administradora financeira Josefa Roseane Oliveira, de 47 anos. Antes de ser contratada pela atual empresa em que trabalha, a profissional estava desempregada há dois anos, e logo após um mês do seu cadastro no banco de currículos da Fundat foi convocada à entrevista.
Novos desafios
Roseane disputou a vaga juntamente com outros quatro candidatos pré-selecionados pela própria Fundação. Desde então, afirma ela, vem trabalhando com muita satisfação. Para a administradora, é uma nova experiência, uma vez que, ao longo de oito anos na área de Administração, essa é primeira vez que atua com Direito Administrativo.
“Eu estou muito satisfeita. Realmente fui contemplada, é um lugar maravilhoso de trabalhar, uma verdadeira família. A Fundat é uma grande porta que se abre para o nosso povo. É uma esperança de conseguirmos uma oportunidade de emprego” afirmou a administradora.
Além da Fundat, um importante agente na contratação de Josefa é o advogado proprietário do escritório, Rodrigo Melo, que tomou conhecimento da Fundação e seus serviços por meio das redes sociais. Juntando o útil ao agradável, entrou em contato e preencheu todos os processos necessários para a parceria e ficou grato com o resultado.
“Para nós, foi muito importante o trabalho da Fundat, porque não temos os recursos humanos necessários para fazer esse trabalho de filtragem e seleção. A base de currículos que a Fundação possui de pessoas à procura de emprego permitiu essa seleção minuciosa”, explicou Rodrigo.