Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta segunda-feira, dia 8, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju homenageou mais de 600 mulheres que atuam em todos os equipamentos socioassistenciais do município com a entrega de brinde personalizado.
De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a ação é realizada todos os anos e tem por objetivo reconhecer o papel das mulheres que atuam no Sistema Único da Assistência Social (Suas).
“Ter mulheres na política de assistência social é fundamental. Em sua maioria, elas se destacam, pois carregam consigo o espírito maternal no trabalho desenvolvido com amor, cuidado e carinho com os nossos usuários. Nesse dia, homenageamos todas as mulheres de forma singela, reconhecendo seu trabalho feito com responsabilidade, comprometimento, força e dedicação”, destacou.
A coordenadora de Políticas para Mulheres (CPM) da Assistência Social de Aracaju, Edlaine Sena, explica a escolha do brinde para presentear as profissionais. “Não podíamos deixar passar em branco uma data importante para nós, mulheres, por ser um momento de reflexão sobre nossas conquistas, direitos e participação social. Precisávamos, sim, homenageá-las com algo que representasse o cuidado e carinho para com elas. Pensamos em proporcionar algo para protegê-las da covid-19 e que pudesse ser levado consigo em seu ambiente de trabalho, em casa, no supermercado, no seu cotidiano”, explicou.
Acompanhado da frase “Você é mais que um padrão”, a distribuição dos borrifadores personalizados, com álcool 70%, aconteceu nos turnos matutino e vespertino e contemplou as trabalhadores efetivas, contratadas, comissionadas e terceirizadas.
Umas das profissionais surpreendidas no seu local de trabalho, no bairro Santa Maria, foi a coordenadora do Cras Rosa Emília Machado, Josiclécia Santana. Para ela, o gesto demonstra o reconhecimento da Secretaria. “É uma forma de lembrar dos profissionais que estão na ponta em meio à pandemia, que se arriscam saindo de casa para oferecer o melhor para o público. É muito gratificante”, contou.
No bairro 17 de Março, zona sul, a recepcionista do Cras Maria Diná, Fernanda Santos, aprovou a iniciativa. “É um dia importante para todas nós, mulheres. Foi um prazer receber esse brinde, só tenho a agradecer. Muito obrigada”, agradeceu.
Além da distribuição, também foi realizada uma campanha nas redes sociais da Assistência Social com o título “Quais os serviços que nós, da Secretaria Municipal da Assistência Social, oferecemos às mulheres de Aracaju?”.
A ideia é divulgar quais os tipos de serviços oferecidos às mulheres aracajuanas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas) e nos órgãos como a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), que atuam na proteção, defesa, promoção e garantia de direitos do público feminino.
Já no Instagram @assistenciaaju será exibido, durante o mês de março, um quadro com histórias de mulheres vítimas de violência que conseguiram superar suas dificuldades a partir do trabalho desenvolvido pelas equipes técnicas da Secretaria da Assistência Social de Aracaju nas unidades. Um mês especial, sem dúvidas.