Construindo para o Futuro: Prefeitura conclui cursos de capacitação e certifica alunos

Assistência Social e Cidadania
09/03/2021 19h29

Foram encerrados nesta terça-feira, 09, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no bairro 17 de Março, os cursos de Comunicação Digital e de Formatação de Computadores, de Instalação de Sistemas Operacionais e Aplicativos, ambos do Projeto de Trabalho Social (PTS) desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP), da Secretaria Municipal da Assistência Social.

As formações, iniciadas em fevereiro, com carga horária de 60 horas, fazem parte do “Programa de Requalificação Urbana – Construindo para o Futuro”, que, além de obras de infraestrutura, objetivam garantir os direitos sociais a partir de ações socioeducativas e mobilizações comunitárias a fim de fomentar a conservação patrimonial dos equipamentos socioassistenciais que serão construídos e revitalizados nos bairros Santa Maria e 17 de Março.
 
Os recursos para a realização das obras são oriundos do financiamento de mais de R$400 milhões, conquistados pelo Município, em 2019, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Dentre as obras do Programa estão um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), um Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), uma Casa Lar, 11 praças, sendo nove no 17 de Março e duas no Santa Maria, uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef). 

De acordo com a coordenadora do PTS, Renata Góis, cerca de 50 pessoas, entre jovens, adultos e líderes comunitários já foram beneficiados com outros cursos de capacitação já executados pelo Projeto até o momento, a exemplo de liderança comunitária e pallet.
 
“Os cursos são voltados para os moradores dos dois bairros porque são os locais contemplados pelas construções sociais. Junto a isso, o trabalho social proporciona ações socioeducativas com a realização de oficinas, workshops e cursos profissionalizantes abordando eixos como meio ambiente, sustentabilidade, qualificação profissional, geração de renda, preservação e conservação do patrimônio público, além de visitas às obras em execução”, explicou. 

As capacitações, realizadas presencialmente, seguiram os protocolos de higiene e segurança contra o contágio do novo coronavírus. Por meio de instrutores, foram ministrados conteúdos como formatação e instalação de sistemas operacionais, instalação de softwares, utilitários e impressora e sistemas de segurança e arquivos.
 
Já no curso de Comunicação Digital, os alunos aprenderam sobre os processos da comunicação e seus elementos, história da internet, criação de conteúdo para as mídias digitais, uso das redes sociais, além de empreendedorismo digital. 

Para o autônomo Elizeu Marques, 55, morador do bairro 17 de Março há 11 anos, os ensinamentos chegaram em boa hora, já que ele atua na área da comunicação. “Trabalho com propagandas volantes, faço gravações e vinhetas. Queria aprender sobre comunicação digital, por isso me interessei pelo curso. Aprendi muitas coisas, como a fazer edições de vídeo. Só sabia fazer montagens de áudio. O que aprendi vai me ajudar a criar um canal nas redes sociais para a divulgação do meu trabalho e vender para mais clientes”, contou.  

Já o autônomo Cleonilson Batista, 26, morador do bairro 17 de março há 13 anos, escolheu o curso de Formatação de Computadores, Instalação de Sistemas Operacionais e Aplicativos. Ele também participou do curso de Pallet, no mesmo espaço. “Quando terminei o curso de Pallet, já me inscrevi no outro. Eu tenho um computador em casa, mas não sabia como formatar e instalar programas nele, por isso decidi fazer e aprendi muito. Aprovei o curso. A gestão está de parabéns. O instrutor tirou não só as minhas dúvidas como de todos os outros colegas”, disse. 
 
Nova turma
Nesta quinta-feira, dia 11, serão iniciadas as aulas da segunda turma do curso de “Formatação de Computadores, Instalação de Sistemas Operacionais e Aplicativos” na UQP da Fundat, no bairro 17 de Março. A formação contempla o total de 16 alunos que foram divididos em duas turmas para evitar aglomerações no local. As aulas acontecerão de segunda a sexta-feira, das 8h até 12h, em escala de revezamento, devido ao último decreto estadual n° 40.780 de 04 de março de 2021, com medidas restritivas de combate à disseminação da covid-19.