Os principais corredores de transporte público de Aracaju passaram por uma readequação geral. Esse conjunto de obras, que integra o Projeto de Mobilidade Urbana de Aracaju, já contemplou quatro dos principais corredores de transporte da cidade: Beira Mar, Centro/Augusto Franco, Hermes Fontes e Augusto Franco. Para isso, a Prefeitura de Aracaju investiu cerca de R$45 milhões.
Desses, no entanto, o que envolveu maior complexidade foi o da Hermes Fontes. O corredor possui 6,8 km de extensão e engloba as avenidas Hermes Fontes, Adélia Franco e Empresário José Carlos Silva, e, assim, a obra veio a beneficiar sete bairros: São José, Salgado Filho, Suíssa, Luzia, Grageru, Inácio Barbosa e São Conrado, num investimento de R$22,3 milhões com recursos conveniados junto ao governo federal.
A obra do corredor Hermes Fontes revitalizou as três avenidas e as dotou de nova estrutura de sinalização, calçadas e rampas de acessibilidade, de modo a proporcionar mais conforto e segurança, sobretudo, aos milhares de condutores, pedestres e usuários do transporte coletivo. Entre as novidades estão a inclusão de uma faixa exclusiva para ônibus, ao lado esquerdo do canteiro central, e a construção de uma nova ciclovia na avenida José Carlos Silva.
Já concluída a fase de revitalização das vias, a intervenção, agora, está na segunda etapa, que consiste na instalação de 24 abrigos ao longo do corredor, projetados em estrutura de alumínio.
“O contrato já foi concluído e está na fase final de ajustes. O que está faltando para o corredor entrar em operação completamente são os abrigos que foram contratados por outra empresa e, por conta da pandemia, houve uma falta geral de alumínio, o que acarretou a demora para começar a fazer os abrigos", explica o secretário da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari.
Segundo ele, a empresa que ganhou a licitação já conseguiu comprar o alumínio e já está trabalhando num protótipo para estudar e começar a montar nas próximas semanas. "No momento, estamos fazendo a fundação desses abrigos e a previsão é concluir todos eles em até dois meses”, esclarece Ferrari.
Depois que todos os abrigos forem instalados, caberá à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizar ações de educação para o trânsito, de modo que as pessoas saibam como utilizar a faixa e possam descer do transporte público no local correto, “até porque é uma inovação e trará melhoria no tempo de transporte”, completa Ferrari.
O superintendente municipal de Transportes e Trânsito, Renato Telles, ressalta que a criação desse corredor de mobilidade, que une parte das principais avenidas da cidade, já está trazendo melhorias para o trânsito em geral e mais agilidade para os ônibus do transporte coletivo.
“As vias recapeadas e amplas trazem mais fluidez e organização ao trânsito. Além disso, vale destacar a construção da faixa exclusiva destinada aos ônibus, que reduz o tempo de viagem dos coletivos, oferecendo aos usuários um deslocamento mais rápido. O corredor, com certeza, é um marco para a mobilidade de Aracaju”, frisa Renato.