Aracajuanos reconhecem organização e celeridade na vacinação em drive-thru

Agência Aracaju de Notícias
10/03/2021 15h00

De maneira a agilizar a campanha de vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju mantém o sistema de drive-thru no Parque da Sementeira. Atualmente, podem se vacinar no local idosos a partir de 76 anos e profissionais da saúde. A maneira como o posto volante foi organizado tem sido bastante elogiada.  

Para garantir o direito à imunização no drive-thru, o aracajuano precisa acessar o site http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/, cadastrar-se e aguardar a validação dos dados.

O código, gerado em 24h, deve ser apresentado no drive-thru, junto com documento com foto. Isso é verificado na primeira tenda, ainda no lado exterior do Parque da Sementeira. Em seguida, o cidadão deve seguir, já dentro do espaço, a uma segunda tenda, onde o registro e o lote da vacina são escritos no cartão de vacinação. Por fim, na terceira parada, o aracajuano é imunizado.

A comodidade e rapidez para que o processo todo seja realizado tem sido celebrado por quem passa pelo local, como a enfermeira Rita Cristina. “Eu achei tudo perfeito, amei. Fui atendida muito bem. Fiz o cadastro e em uma semana já fui chamada. Aqui no drive está tudo organizado”, disse.

A dentista Cristiana Barreto concorda, apontando a praticidade de poder iniciar o trâmite via internet e, no dia marcado, receber a imunização em poucos minutos.

“Eu achei o processo prático, fácil mesmo. Fiz o cadastro, peguei o código e hoje, no drive, estava super tranquilo. Em menos de cinco minutos apresentei os documentos e fui vacinada”, diz.

Na medida em que se avança a campanha de vacinação, a sociedade vai ficando um pouco mais tranquila, dessa maneira, é importante que a administração pública garanta uma logística otimizada.   

“Eu tive algumas dúvidas em relação a especificações no cadastro, mas, no geral, achei tranquilo. Deu tudo certo e essa vacinação é muito importante para minha família, vai trazer mais segurança. A gente fica um pouco mais esperançoso, não vejo a hora de chegar a minha vez”, aponta Lucas Lima, que levou o pai, Lourival Alves, de 79 anos, para a vacinação no drive.

Após quase um ano de pandemia, a gestão tem feito esforços para utilizar a experiência obtida como mecanismo de transformação de suas ações, procurando evoluir e prestar um melhor serviço.  

“Eu achei o sistema na internet fácil. Além disso, o drive é realmente muito organizado. Em comparação com a vacinação contra gripe, que aconteceu no início da pandemia, a evolução é incrível, tudo muito mais ágil”, garante o autônomo Victor Barreto, que levou a tia-avó Maria Teles, 81 anos, para a vacinação no drive.  

Atuação integrada
Para além das equipes da Secretaria Municipal da Saúde, responsáveis por verificar o código, registrar a dose do imunizante e aplicá-lo, a logística no drive-thru conta com apoio importante da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito e da Guarda Municipal, que garantem a segurança dos motoristas e cumprimento das normas de biossegurança.

Há também a presença de servidores ligados à Empresa Municipal de Serviços Urbanos, que são responsáveis pela montagem de toda a estrutura.