Instrutores da Fundat participam de capacitação online para aprimoramento profisisonal

Formação para o Trabalho
05/03/2021 17h00
Início > Noticias > 89617

A Prefeitura de Aracaju promoveu, nesta sexta-feira, 5, uma oficina online destinada ao aprimoramento profissional dos instrutores que ministram os cursos e oficinas de qualificação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

A ação foi realizada em parceria com o projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenado pela professora do Departamento de Secretariado Executivo, Sueli Pereira.

A oficina ofereceu os instrutores da Fundat conteúdos voltados à oferta de ensino qualificado à população. Segundo a consultora organizacional e coaching Edênia Dumont, o treinamento possibilitou ampliar os conhecimentos dos instrutores para que eles continuem qualificando com maestria os alunos que se inscrevem nos cursos e oficinas que a entidade oferta.

“A oficina que lecionei para os professores da Fundat teve como objetivo desenvolver a comunicação e a relação interpessoal, no processo de instrutoria, além de refletir sobre técnicas e habilidades para que a metodologia de ensino flua melhor”, diz Edênia.

A Prefeitura atua continuamente para promover a qualificação para o cidadão, e é por meio da Fundat que esses serviços são oferecidos. Com isso, é importante que os instrutores tenham um treinamento como esse que, ao proporcionar qualidade de ensino, consequentemente auxiliam os cidadãos a ingressarem no mercado de trabalho.

De acordo com a presidente da Fundat, Edivaneide Lima, é importante capacitar os instrutores para que eles continuem exercendo um trabalho ainda mais eficaz para a população aracajuana. “Na Fundat, sempre procuramos oferecer o melhor para promover qualificação e desenvolver um bom trabalho para atender os cidadãos com eficiência”, afirma Edivaneide.

A capacitação possibilitou não somente conhecimentos, mas também uma reflexão sobre o aperfeiçoamento da participação dos professores em sala de aula. Além disso, algumas questões como empatia, saber ouvir e criatividade foram abordadas na oficina pela professora.

A psicóloga Renata Vieira, que já ministrou a oficina de Cuidador de Idosos da Fundat, acredita que ter participado da oficina irá ajudar no desenvolvimento ao ministrar aulas. “A capacitação foi muito importante, pois refleti um pouco mais sobre o papel do instrutor, que vai além de transmitir apenas conhecimento, também é preciso saber articular para que haja um entendimento simplificado e acessível para todos. A professora Edênia trouxe aspectos importantes para nós, instrutores, como conhecer o perfil dos alunos, a escuta e a empatia durante o processo de aprendizagem do instrutor, principalmente estimular e fazer do aluno um protagonista”, declara Renata.

Para o gestor comercial, João Paulo Uchôa, que também participou da capacitação, a oficina foi produtiva e agregou bastante para o seu conhecimento. Ele afirma ter tido a oportunidade de aprimorar as suas habilidades e técnicas.

“A professora Edênia trouxe para os instrutores uma didática baseada na andragogia que é a ciência de orientar adultos a aprender. Ela nos trouxe ferramentas teóricas e práticas, e também a importância da comunicação ao ministrar aulas e o relacionamento interpessoal”, explica João, ministrante da oficina de Coaching da Fundat.