Prefeitura já vacinou contra covid-19 mais de 5% da população aracajuana

Saúde
10/03/2021 18h00

Nesta quarta-feira, 10, a Prefeitura de Aracaju atingiu mais uma marca na vacinação contra covid-19: 5,08% da população vacinada, considerando que a população da capital, de acordo com dados do IBGE, é de 664.908 pessoas. Isso representa uma média superior à estadual, que tem 2,3 milhões de habitantes e 79.770 vacinados, o que corresponde a 3,4%.

Nesta quarta, foram vacinadas 1.359 pessoas nas Unidades Básicas de Saúde, posto volante, Emef Presidente Vargas e acamados, totalizando 33.802 de aracajuanos imunizados, o que corresponde a 92,4% das doses recebidas.

"Aracaju demonstra, mais uma vez, expertise em vacinação. Com o recebimento de mais doses, conseguimos ampliar a faixa etária e alcançar 5% da população, quase a totalidade das doses recebidas. Nosso planejamento é pensado para dar comodidade e segurança ao usuário, respeitando critérios de prioridade", destaca a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

A campanha de imunização contra a covid-19, em Aracaju, é realizada a partir de um rigoroso planejamento, o qual tem resultado na vacinação célere dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como atestam os números dos boletins diários da SMS. Todas as informações sobre vacinação, como doses recebidas e plano de Imunização, estão disponíveis no site da Prefeitura.

Com a chegada de novas doses, apenas nos últimos sete dias, o Município aumentou em 63% o total de vacinados, passando de 19.896 pessoas imunizadas, no último dia 2, para 32.443, número desta terça-feira, 9, quando foram imunizados, em apenas um dia, 3.021 pessoas, o que evidencia o êxito da logística executada pela Secretaria da Saúde de Aracaju.

Idosos
A vacinação de idosos maiores de 76 anos continua nas 40 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e no drive-thru do Parque da Sementeira. Já os profissionais da saúde podem se vacinar na Escola Municipal Presidente Vargas e no drive.  

Das 40 UBS da capital, em 26 delas as salas de vacina funcionam das 8h às 16h, e em 14 unidades o serviço funciona com horário estendido das 8h às 18h, que são: Dona Sinhazinha (Grageru), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Marx Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Cândida Alves (Santo Antônio) e Ávila Nabuco (Conj. Médici).

De acordo com a gerente da UBS Sinhazinha, Evelyn Lobo Santana, o terceiro dia de vacinação dos idosos de 76 anos e mais ocorreu sem aglomeração e com tranquilidade.

“Para ser atendido na UBS é necessário apenas apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o idoso não possua o cartão, basta levar originais e cópias de um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. O cadastro é feito na hora e a vacinação poderá ser realizada logo em seguida”, explica.

Maria da Glória Marques Diniz, de 77 anos, reconheceu a organização da vacinação nas Unidades. “Estou emocionada porque a vacinação nos traz uma tranquilidade, mas não podemos nos esquecer de continuar os cuidados de biossegurança, máscara, álcool em gel e distanciamento social. Juntos, vamos vencer esta doença”, afirma.

Dona Dulcinéia Lino, de 79 anos, estava feliz com a sua vez de se vacinar. “Nós não podemos nos desesperar, chegou a hora de tomar a minha vacina, e digo a todo mundo que venha também, não demora nada”, fala.

A aposentada Maria de Lourdes Barros, de 77 anos, elogiou o trabalho da equipe da Unidade Hugo Gurgel. "Todos aqui na Unidade são bem receptivos, rápidos e sempre atenciosos”, enfatiza.
 
Escola Municipal Presidente Vargas
A SMS segue também a vacinação contra a covid-19 para os profissionais da saúde. A enfermeira Maria Cecília Mendonça reconheceu a organização e falou da importância da vacinação.

“Essa vacinação é extremamente importante e dá dignidade ao nosso trabalho. Estamos passando por um período difícil, precisamos nos adaptar, mas a vacina garante a segurança que nos faltava para não deixamos de prestar nosso serviço, que é tão essencial à população”, afirma.

Opinião compartilhada também pela técnica de laboratório Márcia Alves. “Essa vacina é uma vitória para nós, que estamos representando essa categoria, pois também somos linha de frente para a covid-19. A proteção do profissional é a proteção do paciente e o dia de hoje é nossa esperança de mudança para dias melhores”, afirmou.