Com vacinação célere, Prefeitura já aplicou mais de 89% das doses recebidas

Agência Aracaju de Notícias
11/03/2021 18h50

Desde o início da vacinação, no dia 19 de janeiro, Aracaju recebeu 38.740 doses, sendo 19.680 da Coronavac e 19.060 da Astrazeneca. Considerando todas as doses recebidas, 34.567 já foram aplicadas, perfazendo um índice de aplicação de 89,2%. 

Até a chegada de 2.180 doses de Coronavac, nesta quinta-feira, 11, que possibilitará a vacinação dos idosos de 75 anos, o índice de doses aplicadas era de 92,45%. Esses dados atestam a celeridade na imunização da capital, que vem sendo realizada com rigor pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Somente nesta quinta-feira, 11, foram vacinados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no drive-trhu do Parque Augusto Franco (Sementeira), 633 idosos. Foram vacinados, ainda, 115 profissionais de saúde, contabilizando 748 aracajuanos imunizados ao longo do dia.

A secretária da Saúde, Waneska Barboza, explica que para avaliar a celeridade da aplicação da vacina é importante considerar o número de doses recebidas. “Em Aracaju, os índices atestam o rigor e agilidade que estamos trabalhando. A prova dessa organização é que, apesar do quantitativo reduzido de doses no mundo, já vacinamos 5% da população de Aracaju, o que já é um índice bem maior que a média nacional”, destaca.

Para Waneska, essa agilidade só foi possível graças à prévia organização e aos ajustes realizados a todo o momento, sempre com a intenção de otimizar a aplicação da vacina. “O que precisamos é de mais vacinas, as equipes estão preparadas e a postos para continuar nosso plano de vacinação de forma séria e ágil, para vacinar todos os aracajuanos no menor tempo que for possível”, reforça. 

Trabalho contínuo

A Prefeitura de Aracaju atingiu a marca de 5,19% da população vacinada, considerando que a população da capital, de acordo com dados do IBGE, é de 664.908 pessoas.  Entre os imunizados, 17.024 são profissionais de saúde.

Para que a vacinação em Aracaju continue sendo eficiente, as equipes de imunização trabalham diariamente atendendo os idosos a partir dos 76 anos, que podem ser imunizados no drive-thru do Parque da Sementeira e nas 40 UBSs espalhadas por toda a capital. Já os profissionais da saúde podem se vacinar na Escola Municipal Presidente Vargas e no drive. A parceria com as equipes do Aracaju pela Vida garante que idosos acamados ou com dificuldade de locomoção sejam acamados.

Das 40 UBSs da capital, em 26 delas as salas de vacina funcionam das 8h às 16h, e em 14 unidades o serviço funciona com horário estendido das 8h às 18h, que são: Dona Sinhazinha (Grageru), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Francisco Fonseca (18 do Forte), Marx Carvalho (Ponto Novo), Antônio Alves (Atalaia); Dona Jovem (Bairro Industrial), Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente), Santa Terezinha (Robalo), Joaldo Barbosa (Bairro América), José Calumby (Jardim Centenário), Augusto Franco (Augusto Franco), Fernando Sampaio (Castelo Branco), Cândida Alves (Santo Antônio) e Ávila Nabuco (Conj. Médici).

De acordo com a gerente da UBS Marx de Carvalho, Lênison Oliveira, a vacinação está ocorrendo com tranquilidade. “A boa ideia da vacinação no drive-trhu no Parque da Sementeira diminuiu muito a vinda dos idosos para se vacinarem nas Unidades. E os que estão sendo vacinados aqui, elogiaram muito o fluxo e a rapidez no atendimento”, explica. 

Laurentino Leite, de 77 anos, reconheceu a organização da vacinação nas Unidades. “Aqui o atendimento foi bem rápido e eficaz. Como espero que seja esta vacina, e que ela nos traga liberdade. Mas, não podemos nos esquecer de continuar os cuidados de biossegurança, máscara, álcool em gel e distanciamento social”, afirma.

A SMS segue também a imunização dos profissionais da saúde. A fonoaudióloga Ísis Paloma Silva reforça a importância da vacinação. “Nós não estamos livres do vírus, precisamos nos adaptar e seguir com os protocolos de biossegurança”, comenta.

Documentos 

Para ser vacinado no drive-thru, é necessário acessar o VacinAju e preencher o formulário com os dados pessoais (endereço, nome completo, CPF, responsável pelo idoso), e anexar o comprovante de endereço. Para acessar o posto volante do Parque da Sementeira é necessário que o idoso leve o código emitido após validação de dados do portal, impresso ou no celular.

Já para ser atendido na UBS, é necessário apenas apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso o idoso não possua o cartão, basta levar originais e cópias de um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. O cadastro é feito na hora e a vacinação poderá ser realizada logo em seguida.