Nesta segunda-feira, 15, moradores e comerciantes do bairro Getúlio Vargas, na região central da cidade, foram atendidos pelo Cata Treco. Geralmente, neste dia, o programa é direcionado ao bairro que no sábado anterior foi assistido pelo mutirão de combate Aedes aegypti.
Com esta iniciativa, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reforça o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue.
De acordo com a Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, no ano passado, em parceria com a SMS, o órgão participou de 37 mutirões de combate ao Aedes. Neste ano, já somam nove intervenções com as presenças dos agentes de limpeza aos sábados e do programa Cata Treco às segundas, para reforçar o trabalho de combate ao Aedes.
Residente no bairro há mais de dez anos, Jussara Cristina Santos, ao perceber a presença do Cata Treco, não perdeu tempo e descartou alguns itens. “Não podemos nos descuidar com o mosquito da dengue. A Prefeitura já faz sua parte. É preciso que todos reforcem também os cuidados dentro de casa”, disse.
“Eu acho ótima a ideia desse programa e concordo que ele tem contribuído demais para a limpeza da nossa cidade. As pessoas sempre têm algo para descartar e, muitas vezes, não sabem como”, disse Lucas Santana, ao utilizar pela primeira vez o Cata Treco.
O morador Carlos de Jesus acompanhou de perto o serviço dos agentes de limpeza, que recolheram uma geladeira em sua residência. “O programa Cata Treco tem uma dinâmica muito boa. Por isso, sempre que o caminhão está na região, procuro utilizá-lo. É muito legal poder retirar sem custo os objetos que ficam ocupando espaço desnecessário em nossas casas”, comentou satisfeito.
A dona de casa Zilene dos Santos, que mora na localidade há mais de 40 anos e também teve acesso à ação de coleta, afirmou que já conhecia o serviço. “Eu já sabia da existência do Cata Treco. Sempre acompanho a programação no site. É um excelente programa e extremamente útil para nós. A Prefeitura está de parabéns”.
Acesso ao Cata Treco
O serviço é gratuito e pode ser solicitado através da Ouvidoria da Emsurb, no telefone 3021-9908, ou via e-mail ouvidoria.emsurb@aracaju.se.gov.br.