O trabalho planejado realizado pela Prefeitura de Aracaju teve como saldo, na tarde desta segunda-feira, 15, a aplicação de 98% das vacinas contra a covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde, até o momento. Assim, 37.973 pessoas já foram vacinadas, contando com profissionais de saúde, idosos acima de 75 anos e acamados. A vacinação teve início, na capital sergipana, no dia 19 de janeiro.
Para que se chegasse a esse saldo, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a gestão municipal preparou toda uma logística, mesmo antes das vacinas aportarem na capital. A atuação célere e a transparência de dados e informações puderam contribuir para a otimização dos trabalhos e, consequentemente, com uma imunização mais rápida dos grupos acolhidos até o momento.
A ampliação constante do público-alvo a ser vacinado, a partir do recebimento de novas doses, tem sido o modus operandi para viabilizar o Plano Municipal de Vacinação. “Essa logística foi adotada porque o recebimento de doses ainda é baixo para a demanda, então estamos sempre atualizando o planejamento e ampliando o público-alvo para que, dentro das possibilidades, a vacinação seja o mais célere possível. O rigor, a celeridade e a competência das equipes têm sido a marca da vacinação em Aracaju. E estamos trabalhando e aperfeiçoando o planejamento e a logística para alcançar índices ainda mais exitosos”, enfatiza Waneska Barboza, secretária da Saúde de Aracaju.
Esquema de vacinação adotado
Para alcançar esse resultado positivo, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), montou um esquema para aplicar a vacina em diversas frentes, possibilitando a agilidade na imunização.
Os idosos que têm acesso a automóvel estão sendo vacinados no drive-thru montado no Parque Augusto Franco (Sementeira). Essa medida possibilita que a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ocorra de forma tranquila, sem filas nem aglomeração. Para ampliar ainda mais o atendimento, 14 UBSs passaram a atender em horário ampliado, das 8h às 18h.
Os idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, que não podem ir ao drive ou à UBS, estão sendo atendidos pelas equipes do programa Aracaju pela Vida, que além do acompanhamento dos casos especiais, também aplica a vacina a domicílio.
E mesmo com o início da vacinação das novas faixas etárias, a Prefeitura segue imunizando os profissionais de saúde, que têm um ponto exclusivo para atendimento na Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos. Eles podem se vacinar, também, no drive na Sementeira.