166 anos: Prefeitura prepara programação online para celebrar aniversário de Aracaju

Cultura
16/03/2021 11h20

A vontade era que os 166 anos de Aracaju fosse comemorado com muita festa, eventos culturais, amigos reunidos e contemplação dos espaços públicos da cidade. Esses festejos, no entanto, vão ficar para outro momento. Com a necessidade de aumentar os esforços para enfrentar a pandemia do coronavírus, a comemoração do aniversário da cidade, em 2021, assim como no ano passado, será dentro de casa.

Para celebrar os 166 anos da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), planejou a Maratona Cultural online, reunindo produtos audiovisuais, musicais, teatrais e das artes visuais, com exposições digitais e entrega de catálogos inéditos produzidos por artistas aracajuanos.

“A nossa vontade era inundar a cidade durante todo o mês de março com uma riquíssima e variada oferta de eventos e produtos culturais nos formatos digital e presencial. Mas, infelizmente, com o recrudescimento dos casos de contaminação pela covid-19, estamos reformulando a programação para o formato online, jogando mais para frente os eventos de caráter presencial, mas, ainda assim, contemplando os aracajuanos com uma gama de conteúdos digitais dos mais diversos segmentos”, destaca o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.

Para acompanhar toda a programação e eventos, os aracajuanos devem acessar o site www.maratonaculturalaju.com.br, que disponibiliza uma variedade significativa de projetos culturais fomentados com recursos da Lei Aldir Blanc.

Desde o dia 1° de março, por exemplo, a Funcaju tem realizado a I Feira da Música de Aracaju, reunindo nomes destacados do setor musical para discutir os desafios, panoramas, projeções e inovação no segmento. A Feira da Música ainda contará com uma segunda etapa, com realização de festivais e feiras de negócios para projetar o artista aracajuano para o mundo.

Enquanto a população se debruça sobre os conteúdos online, a Prefeitura de Aracaju entrega os painéis em grafite, tintura em óleo, lambe-lambes, e outros produtos do Festival Colora, durante o mês de março, tornando a cidade mais colorida, atrativa e artística, para ser contemplada pelos aracajuanos quando, finalmente, a crise sanitária se tornar passado.

“Dentre as várias entregas de produtos artísticos para Aracaju, o Festival Colora é um que especialmente vai trazer cores e alegria às nossas ruas. A cidade está se tornando uma imensa galeria a céu aberto, maravilhosamente inundada pelo melhor de nossa produção de artes visuais, selecionada na Lei Aldir Blanc em Aracaju. Nada melhor do que a arte para espantar o baixo astral trazido pela pandemia e marcar a retomada da vida normal na nossa cidade, que, espero, não tarde", registra Luciano Correia.

Para garantir o entretenimento da família nos finais de semana, outro projeto que tem preenchido a programação online do aniversário da cidade é o Sua Sala é o Cinema. Através dele, a Funcaju vem disponibilizando em seu canal no YouTube produções audiovisuais de artistas locais para garantir o entretenimento das famílias durante esse período de quarentena.

AjuPlay
Coroando o aniversário de 166 anos, a Prefeitura de Aracaju está preparando o lançamento da primeira plataforma de streaming voltada para a cultura no Estado: o AjuPlay.

Programado para ser lançado às 10h desta quarta-feira, dia 17 de março, o site vai reunir filmes, shows e espetáculos teatrais inéditos produzidos por artistas aracajuanos.
Com conteúdo gratuito e acesso facilitado, o AjuPlay contemplará os entusiastas da cultura e a classe artística local - que terá o site como portfólio da sua arte para o mundo.