166 anos: Aracaju presenteia população com plataforma de streaming cultural AjuPlay

Cultura
17/03/2021 09h56

Se a convergência digital já era uma aliada no consumo de produtos artísticos e culturais, essa relação se amplifica em um mundo onde o presencial deixa de ser necessário, sobretudo para preservar a saúde de todos. Na semana em que Aracaju completa 166 anos, a vontade de festejar, abraçar amigos e comemorar mais um ano da nossa belíssima capital, dá lugar ao apelo para que as pessoas se cuidem e fiquem em casa, numa luta constante pelo arrefecimento da pandemia do coronavírus.

E é pensando na população que ficará em casa que a Prefeitura de Aracaju, através da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), está preparando um presente especial para garantir o entretenimento dos aracajuanos. Pela primeira vez, a capital terá uma plataforma de streaming voltada para a cultura e produções de artistas locais: o AjuPlay .

“O AjuPlay é uma ideia revolucionária e inédita, porque não tenho conhecimento de nenhuma experiência semelhante em qualquer outra cidade brasileira. Vai cumprir uma função social na cultura, que é levar uma variedade enorme de conteúdos sergipanos de graça. Assim, além do consumo e da fruição de nossa melhor produção artística, vai também permitir a circulação desse material no mundo inteiro, gerando oportunidades de mercado para nossos artistas”, destaca o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

O site nasce correspondendo à política cultural que a Prefeitura de Aracaju tem desenvolvido para contemplar artistas e entusiastas da cultura, ao mesmo tempo em que alinha o consumo do entretenimento e a necessidade de manter a população em casa para salvar vidas. O AjuPlay garante acesso aos melhores produtos artísticos e culturais aracajuanos de forma gratuita, democrática e facilitada.

O streaming é projetado para ter vida longa, sendo alimentado semanalmente com novas produções em diversas linguagens da arte. No último mês, as equipes da Funcaju intensificaram o trabalho de curadoria e confecção do site para entregá-lo na data de aniversário da cidade. Nesta estreia, em 17 de março, 36 produções audiovisuais, musicais e cênicas contemplam o streaming, com o compromisso de expansão do conteúdo para exposições digitais, pesquisas, blogs e galerias de fotos em breve.

Luciano explica que uma das políticas adotadas pela Funcaju, na atual gestão, é aproveitar todas as produções para o formato digital. “A Funcaju já contava com um riquíssimo e diversificado acervo audiovisual produzido em momentos anteriores, como o Quinta Instrumental e Ocupe a Praça. Com os dois projetos que executamos em 2020, com recursos próprios, para fomentar as cadeias culturais locais, aumentamos bastante essa quantidade. Agora, com a Lei Aldir Blanc, expandimos para centenas de horas de programação da melhor qualidade, no cinema, na música, dança, teatro e outras linguagens. Isso é fantástico, porque a plataforma vai funcionar como o lugar de encontro e divulgação gratuita para artistas, que muitas vezes não têm como investir em divulgação. Portanto, o AjuPlay também será um suporte para para o fortalecimento de nossa produção independente", enaltece.

O site já está disponível para a população, através do endereço eletrônico www.ajuplay.com.br . Não será preciso criar usuário para acessar os filmes, shows ou espetáculos.

As produções do catálogo de estreia do site são oriundas das políticas culturais executadas pela Prefeitura de Aracaju, através da Funcaju, nos últimos anos. Além de promover entretenimento e acesso à cultura para os usuários do streaming, o AjuPlay servirá também como o maior e melhor portfólio das produções locais, contribuindo para projetar a classe artística aracajuana para o mundo.