Prefeitura reorganiza programação do fumacê costal em Aracaju

Saúde
18/03/2021 15h00

Seguindo as medidas restritivas do novo decreto estadual nº 40.791, que também estão contidas no decreto municipal 6.403/21, a Prefeitura de Aracaju reorganizou programação do fumacê costal, executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMs). Programação será divulgada até sexta-feira, dia 19.

Segundo o novo decreto, das 20h às 5h, entre os dias 17 a 22 deste mês, de forma excepcional, emergencial e transitória, acontece o toque de recolher na capital, vedando a circulação de pessoas e de veículos nesse horário. Por conta disso, foi necessária adequação na ação de fumacê costal que ocorreria nestas quinta e sexta-feira, dias 18 e 19, nos bairros América e Ponto Novo.

De acordo com o gerente do Programa de Controle do Aedes aegypti da SMS, Jeferson Santana, a aplicação do fumacê costal é realizada por duplas de agentes, que atuam entre quatro e sete quarteirões, sempre entre as 17h e 19h, horário em que ocorre uma maior movimentação vetorial do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

“Devido às medidas do novo decreto, foi preciso cancelar a aplicação do fumacê costal, pois o horário de retorno dos nossos agentes de saúde para suas residências iria ultrapassar o toque de recolher. Estamos adequando o serviço e, na próxima semana, realizaremos fumacê todos os dias”, explica.

Colaboração da população
É importante destacar que a aplicação do fumacê não diminui a responsabilidade do cidadão, que precisa ficar atento ao acúmulo de água em casa. “Orientamos o morador a fazer uma busca detalhada no imóvel e, numa possível identificação de algo de risco, ele possa fazer o controle. A mudança entre sol e chuva, geralmente, leva ao acúmulo de água, daí é importante que o morador perceba essa característica desse depósito e elimine”, enfatiza.