Prefeitura promoverá oficina online sobre declaração anual do imposto de renda

Formação para o Trabalho
29/03/2021 11h00

Por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Prefeitura de Aracaju realizará, no próximo dia 13 de abril, a oficina online de capacitação "IR Social: Aprenda a Declarar seu Imposto de Renda", cujas inscrições serão abertas na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, e poderão ser feitas no link https://abre.ai./inscricoesonline.
 
O curso será realizado na plataforma Google Meet e objetiva apresentar e orientar a população sobre o assunto, principalmente, as pessoas que precisam entregar a declaração do imposto de renda até o dia 30 de abril, prazo instituído pela Receita Federal.

A oficina será ministrada pelo instrutor Diego Aragão, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e pós-graduando em Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP).
 
Diego passou a integrar o quadro de instrutores da Fundat este ano, mas contribuiu com o seu conhecimento em oficinas no segmento de empreendedorismo e, agora, sobre imposto de renda.

Declarar o imposto de renda é algo necessário, mas nem todos sabem como realizar o procedimento. Por esse motivo, a Fundat planejou esta oficina para que as pessoas conheçam como funciona o processo de declaração do imposto e, também, para que entendam a importância.
 
Segundo Diego Aragão, todos os anos, entre março e abril, a Receita Federal abre o prazo para fazer a declaração do imposto de renda e também para entrar em ajuste com o Fisco, por isso é necessário ficar atento para não perder esse prazo. 

“Na oficina, irei abordar os seguintes tópicos: a importância de manter-se em dia com o Fisco, o que é o imposto de renda, o que são rendimentos e suas classificações, os pagamentos efetuados e os bens. É fundamental que o cidadão esteja atento às obrigações que a Receita Federal impõe para os contribuintes, por isso, durante a oficina irei instruir sobre todas as obrigatoriedades exigidas para os contribuintes”, explica Diego.

Para a presidente Edivaneide Lima, é fundamental trazer esse assunto em formato de oficina online para o cidadão aracajuano. “Sempre buscamos ofertar oficinas que acrescentem na vida das pessoas. A nossa intenção é promover capacitação de qualidade, sobre diversos temas, portanto é importante que a Fundat esteja trazendo esta capacitação que instrui o cidadão a aprender como fazer a sua declaração de imposto de renda”, destaca.